Multas são transformadas em lazer para os aparecidenses
– O combate à poluição sonora em Aparecida de Goiânia tem sido constante. No último final de semana a Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia (SEMMA) apreendeu três veículos com som automotivo em três bairros da cidade, sendo eles Vila Brasília, Garavelo e Setor Santa Luzia. Ao todo, segundo o a SEMMA, foram mais de 80 ligações de denúncias de sexta a domingo.
“Desde que a Operação Tolerância Zero foi iniciada em janeiro de 2013, já apreendemos mais de 1,2 mil carros com som automotivo. A multa para o resgate do veículo é de R$ 1 mil. As denúncias na maioria das vezes vêm pelo telefone da SEMMA e por whatsapp. Trabalhamos em parceria com a população, que é a que mais sofre com a poluição sonora”, conta o secretário Fábio Camargo.
Para otimizar o dinheiro arrecadado com as multas por poluição sonora e também ambiental, a SEMMA criou o Fundo Municipal de Meio Ambiente. Esses recursos, de acordo com Fábio Camargo, são utilizados para a construção e conservação dos parques municipais como o Parque da Criança e o Parque da Família. Outro exemplo de parque construído com dinheiro do Fundo, é o Parque Municipal Lafaiete Campos Filho, no setor Village Garavelo.
“Este foi um meio encontrado para transformar o dinheiro das multas em benefício para os moradores de Aparecida. Já construímos dois parques para o lazer da família e também para a prática de atividades físicas. E estamos concluindo a construção deste terceiro parque que beneficiará toda a região do Village Garavelo, numa área que antes causava problemas de seguranaça para a população”, explica o secretário.
O espaço, que deve ser entregue nos próximos meses, contará com espelho d´água, pista de caminha e aparelhos para ginástica ao ar livre. O parque municipal Lafaiete Campos Filho abrigará também a Praça da Juventude com quadras de vôlei e futebol, pista de skate, quadra poliesportiva, pergolados, playground, teatro de arena, quiosques de alimentação e um prédio físico para uso da comunidade.