José Vitti palestra sobre o Poder Legislativo para acadêmicos da Uni-Anhanguera
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Vitti (PSDB), participou da abertura oficial da terceira edição do programa ‘Deputado Jovem’, na noite dessa quarta-feira, 3, no auditório Galileu da Universidade Uni-Anhanguera, situado na Cidade Jardim, em Goiânia.
Ao falar aos estudantes da turma de Direito da instituição, Vitti destacou as principais atividades do Poder Legislativo, como também de sua trajetória política. Ele destacou a importância de maior participação da universidade e da comunidade com o trabalho do Parlamento.
“Um dos pontos bases da nossa gestão é aproximar o Legislativo da comunidade. Uma das formas mais apropriadas para isso é trazer a Assembleia Legislativa, com projetos como o Deputado Jovem, para que possamos debater e mostrar a nossa realidade. E também, para tentar aproximar esse estudante dos nossos parlamentares”, afirmou.
José Vitti tocou na questão da reforma política, que está em processo de discussão no Congresso Nacional, e de como a classe de políticos tem se sentido envergonhada nos últimos tempos. “O nosso desafio é separar joio do trigo. Só existe uma forma de tirar do poder as pessoas que não prestam, e essa forma é colocando pessoas honestas no lugar”, frisou.
Responsabilidade
Ao falar dos trabalhos legislativos, o presidente destacou os trâmites pelos quais os projetos de lei passam e reiterou a importância de os alunos terem a experiência de vivenciarem uma jornada legislativa. “Nossa atuação como parlamentares é ampla e requer que tenhamos responsabilidade com o Estado e com a comunidade, além de conhecimento e muito trabalho”.
O projeto ‘Deputado Jovem’, nesta edição, contou com a adesão de 71 alunos do curso de Direito, do primeiro ao décimo período, da Universidade Uni-Anhanguera. O reitor da instituição, Joveny Sebastião Cândido de Oliveira, enalteceu a atividade política e a experiência válida aos alunos. “O projeto é extraordinariamente importante porque agrega à formação dos alunos mais conhecimento de cidadania, principalmente neste momento político que estamos vivenciando. Quando um aluno se insere na atividade política, ele se torna muito mais permeável a boas ideias e aos procedimentos corretos e éticos que devem presidir a vida política,” explicou.
Diretor de Assuntos Institucionais da Casa, o ex-deputado Frederico Nascimento, idealizador do projeto, falou da importância de desenvolver esse tipo de ação. “Deputado Jovem é um programa importante de formação política, e em um momento político conturbado como o que vivemos hoje, a Assembleia Legislativa cumpre o seu papel em desenvolver atividades como esta, que tem como principal interesse o conhecimento”.