Agentes Penitenciários detidos em flagrante e acusados de facilitação de fuga
Foram detidos um policial penal e um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT), no último domingo (15), sob suspeita de colaborarem com a fuga de 14 detentos do Presídio de Trindade, situado na região metropolitana de Goiânia. Um dos fugitivos, após ser recapturado, admitiu ter desembolsado R$10 mil aos mencionados agentes para que estes não obstaculizassem a ação.
A fuga dos 14 detentos ocorreu durante a madrugada, utilizando o telhado de uma das celas como rota de escape. Durante a investigação do caso, policiais penais e civis identificaram várias contradições e eventos incomuns, como a tranca que foi fechada por cima do cadeado, possibilitando aos próprios detentos realizarem a abertura.
Após serem recapturados, os foragidos admitiram ter pago R$10 mil aos dois agentes para que lhes permitissem fugir durante a madrugada. A transação do suborno, conforme declarado, foi realizada por meio de PIX durante o período de banho de sol dos detentos na tarde de sábado (14).
Com base nessas evidências, o Vigilante Penitenciário Temporário (VPT), identificado como Matheus Marques da Silva, e o policial penal Redton Kennedy de Lima foram detidos em flagrante e acusados de facilitação de fuga.
Segundo a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), o VPT é servidor comissionado desde 2020 e o policial penal foi nomeado em 2017.
Apesar de uma grande operação ter sido montada para a recaptura do grupo fugitivo, 13 dos 14 detentos ainda estão sendo procurados.
A DGAP divulgou os nomes e imagens dos foragidos, solicitando à população que, caso possuam informações sobre o paradeiro deles, comuniquem, mesmo que de forma anônima, por meio dos telefones 197, 181 ou (62) 99858-4776.
Veja abaixo os nomes dos foragidos:
Adriano de Oliveira Sousa – Roubo
Anderson Lorran Aires de Sousa – Receptação
Antero Marques da Silva – Furto
Deivid Rodrigues Passos – Tráfico de entorpecentes
Fábio Gomes de Oliveira – Roubo
Henrique Júnior da Rocha Serrão – Roubo
Ítalo Kaique Araújo da Silva – Homicídio
Keilysson Phelipe Santos de Souza – Homicídio
Matheus dos Santos – Roubo
Michel Oliveira da Costa – Homicídio
Rodrigo da Silva Santos – Roubo
Thiago Mariano da Silva – Tráfico de entorpecentes
Wayny de Souza Barbosa – Furto