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Nova rota ferroviária impulsiona logística nacional: Rumo Malha Central entra em operação regular

Após avaliação positiva, ANTT autoriza início das operações comerciais regulares na Rumo Malha Central, conectando os Pátios de Ouro Verde de Goiás a Santa Helena de Goiás. Transporte de cargas diversificado promete impulsionar economia do país.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou na última sexta-feira (09),  a autorização para o início das operações comerciais regulares na Rumo Malha Central (RMC), marcando um marco importante no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil. Inaugurado em 2023, o trecho ferroviário entre os Pátios de Ouro Verde de Goiás (POS) e Santa Helena de Goiás (PSG) operava anteriormente em regime de comissionamento, sujeito a testes e restrições operacionais.

A transição para o regime comercial regular foi possível após uma avaliação positiva do comportamento da ferrovia, permitindo assim a integração logística nacional, interligando os portos da região Norte e Sudeste e passando pela riqueza do Centro-Oeste brasileiro.

Os trens que serão utilizados para o transporte de mercadorias seguirão um padrão específico, compostos por 2 Locomotivas C30 e 16 vagões, com capacidade para transportar até 1.200 toneladas brutas (TB) e 500 toneladas úteis (TU), além de um comprimento máximo de 400 metros.

Inicialmente, estão previstos o transporte de mercadorias como carne bovina congelada, milho, açúcar, peças automotivas, minério e algodão, demonstrando a versatilidade e importância da nova rota ferroviária para a economia do país.

O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou que “a autorização para o início das operações na Rumo Malha Central representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura logística do Brasil, promovendo maior eficiência e competitividade nos transportes de carga, além de fortalecer a posição do país como um importante hub logístico na América do Sul”.

Com a entrada em funcionamento da nova rota, espera-se promover maior fluidez no transporte de cargas e mercadorias, contribuindo para o desenvolvimento sustentável com benefícios ambientais, uma vez que o modal ferroviário é conhecido por sua menor emissão de poluentes em comparação com os outros meios de transporte.

O Superintendente de Transporte Ferroviário da ANTT, Ismael Trinks, concluiu que “a liberação para operação na Rumo Malha Central é celebrada como um passo significativo no aprimoramento da infraestrutura de transporte do Brasil, impulsionando o desenvolvimento econômico e a conectividade entre as regiões do país”.

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