O governo Ronaldo Caiado é o terceiro mais bem avaliado do país na gestão de políticas para o meio ambiente, atrás de Santa Catarina e do Espírito Santo. A informação é de uma pesquisa produzida pelo instituto AtlasIntel entre os dias 15 de julho e 04 de agosto de 2024, a partir de informações coletadas junto a 24,6 mil pessoas em todo o país.
Consideram o Governo de Goiás ótimo ou bom no quesito ambiental 67% dos entrevistados, e outros 25% responderam “regular”. Para 29%, é “ruim ou péssimo”.
“Essa pesquisa mostra que conseguimos dar um salto de qualidade na preservação do meio ambiente e no uso sustentável da terra”, afirma a secretária de Meio Ambiente Desenvolvimento Sustentável, Andréa Vulcanis. “Investimos em tecnologia, modernizamos nossas leis e reforçamos a equipe de servidores como nunca havia sido feito antes em Goiás. Nossa meta é a de ser referência nacional nessa área”, completa.
Na sequência do ranking, aparecem (nessa ordem) Mato Grosso do Sul, Bahia, Piauí, São Paulo, Distrito Federal, Paraíba, Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Ceará, Rio de Janeiro, Tocantins, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Amapá, Pernambuco, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Pará, Rondônia, Maranhão, Roraima e Amazonas.
A pesquisa também comparou a aprovação dos governadores em outras áreas de atuação do Estado. A gestão Caiado está em primeiro lugar em segurança pública, combate à pobreza, saúde, educação, responsabilidade fiscal e ambiente de negócios. Aparece em segundo lugar em “agricultura”, em quinto no quesito “obras públicas”, e na quarta posição em “moradia, urbanização e saneamento” e em “turismo, cultura e eventos”.
No somatório de todos os indicativos, Caiado fica em 1º lugar no ranking da pesquisa AtlasIntel com 75%. O segundo colocado é Rafael Fonteles (Piauí) com 68% e o terceiro é Mauro Mendes (Mato Grosso), com 64%.
Foto: Governo de Goiás
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Governo de Goiás