O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás (MPGO) inaugurou uma nova unidade no Entorno do Distrito Federal (Gaeco – Entorno DF) nesta segunda-feira (20/5). O procurador-geral de Justiça, Cyro Terra Peres, assinou o despacho de instalação, designando Daniel Lima Pessoa, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Águas Lindas de Goiás, como coordenador da unidade.
Expansão da Atuação
A nova unidade do Gaeco terá abrangência nas comarcas de Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e comarcas adjacentes. A instalação do Gaeco no Entorno do DF visa fortalecer a atuação coordenada e despersonalizada do MPGO no combate ao crime organizado.
“A criação do grupo especializado em combate ao crime organizado para atuar especificamente na região do Entorno do Distrito Federal amplia a atuação coordenada e despersonalizada da instituição em uma de suas principais atividades, pela qual o Ministério Público é amplamente reconhecido pela sociedade”, afirmou Cyro Terra Peres.
Combate Qualificado ao Crime Organizado
Carlos Wolff de Pina, coordenador do Gaeco, destacou a importância da nova unidade para a sociedade local. “A instalação do Gaeco do Entorno representa uma conquista para a sociedade da região e assegura o enfrentamento qualificado às organizações criminosas por meio de investigação especializada, técnica e despersonalizada, com apoio da área de inteligência do Ministério Público de Goiás.”
Localização Estratégica
Daniel Lima Pessoa, coordenador da nova unidade, enfatizou a localização geográfica estratégica de Águas Lindas de Goiás. “Águas Lindas está localizada entre as demais comarcas do Entorno, facilitando eventuais deslocamentos, e é a cidade que mais cresce na região. Acreditamos que seja o local ideal para sediar o grupo de combate ao crime organizado no Entorno da nossa capital federal, que é, naturalmente, um atrativo para a criminalidade.”
Implementação Gradual
A regionalização do Gaeco será implementada gradualmente, considerando a necessidade de o Ministério Público incrementar o combate ao crime organizado. O enfrentamento será customizado para as características regionais, respeitando as peculiaridades, a abrangência territorial e o volume de demandas.
A instalação da nova unidade marca um avanço significativo no combate ao crime organizado na região do Entorno do Distrito Federal, fortalecendo a presença do Ministério Público de Goiás e assegurando uma atuação mais eficiente e coordenada contra as organizações criminosas.