Destaques

ARTeteTURismo do TECCER-UEG realiza o projeto sociocultural INSPIRI na capital cultural de Goiás

Idealizador do MOVimento ARTetetura e HUMANismo e do ARTeteTURism; phd no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR da UFRJ) e pós doc em Artes na Escola de Belas Artes da UFMG.  

O projeto sociocultural INSPIRI, iniciado em 2022, traz uma abordagem única e pioneira, por meio de uma interface entre educação patrimonial, city-matketing e turismo cultural capaz de formatar uma visão sistêmica e integrada das políticas públicas turísticas, urbanas, sanitárias, ambientais, culturais e educacionais. Este piloto que poderá ser replicado em diversas cidades goianas e brasileiras, está reposicionando o imaginário urbano e rural, incentivando o estudo, à defesa e à projeção do patrimônio, arte, sustentabilidade e turismo local.

INSPIRI pretende, assim, deixar como legado para a comunidade pirenopolina, uma plataforma virtual de divulgação turística e cultural sobre as pedras, rios e almas de Pirenópolis, com foco no conceito de paisagem cultural, que incluí mais do que os acervos edificados (pedras), mas também os santuários ecológicos (rios) e as memórias coletivas (almas) incluindo todas as “artesaberes”.

Além da preservação patrimonial e produção cultural, Inspiri tenta consolidar o tema do desenvolvimento sustentável no interior, no que permita pensar soluções de longo prazo para a gestão da cidade e de seu patrimônio. Nesse sentido, um grupo think tank foi desenvolvido para criar uma uma Agenda de Sustentabilidade, o que irá permitir criar uma rede de stakeholders governamentais, empresariais e comunitários.

INSPIRI é composto por um plano de atividades com duas partes principais: 

A: a plataforma de educação patrimonial e (eco)turismo cultural digital com produção de conteúdo artístico (fotomusical) inédito e pesquisa de acervo museográfico e historiográfico sobre lugares, lendas e personalidades icônicas da cidade, porém carentes de uma representação expressiva na identidade coletiva local. A proposta aqui tem sido a de utilizar ferramentas multimídias e educomunicativas para apresentar aos nativos, migrantes e visitantes uma experiência multissensorial capaz de suscitar uma cartografia afetiva e percussiva, no tocante, aos aspectos do patrimônio histórico cultural ocultados pelo caráter instagramável e consumista da perspectiva vigente de turismo de final de semana;

B: o think tank de inovação de desenvolvimento sustentável PIRI’NOVA que tem um caráter de utilidade pública por ter uma abrangência ampla, atuando com os diversos setores da sociedade civil organizada e do setor público constituído, para encontrar e apoiar de forma colaborativa soluções personalizadas para questões urbanas, sociais e ambientais nos micro e macroterritórios, permitindo um maior fluxo de informação e conteúdo fidedigno sobre essa localidade.

O MOVimento ARTetetura e HUMANismo e o ARTeteTURismo tem atuado com projetos participativos e responsivos de divulgação científica, de educação não linear, de mídia-advocacy, de extensão universitária, de políticas públicas e de desenvolvimento sustentável, na interface entre grupos de cidadãos e instituições sociais, por meio de um uso pertinente e equilibrado dos recursos tecnológicos e saberes locais, visando a construção ou preservação de cidades mais humanistas “arteteturais”.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!