Durante uma viagem a Manaus neste fim de semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi internado duas vezes devido a uma recorrência de infecção por erisipela.
Após receber alta no domingo, Bolsonaro voltou a se sentir mal durante a noite e precisou ser internado novamente. Ele deve ser transferido para Brasília nesta segunda-feira.
A erisipela é uma infecção de pele causada pela bactéria Estreptococo, que geralmente entra na pele através de ferimentos ou lesões. Bolsonaro já havia sido diagnosticado com a doença em 2022, após as eleições.
Segundo informações médicas, a erisipela é mais comum em pacientes com a imunidade comprometida, como diabéticos, obesos e idosos, e geralmente afeta áreas como as pernas inchadas.
No sábado, ao deixar o hospital em Manaus após sua primeira internação, Bolsonaro comentou sobre a doença, destacando que a queda da imunidade pode predispor a ocorrência da erisipela.
Para sua transferência de Manaus para Brasília, Bolsonaro será acompanhado por pelo menos dois médicos intensivistas em uma UTI aérea. A previsão é de que a aeronave decole entre o final da manhã e o início da tarde desta segunda-feira.