
O projeto “Circuito de Fogo – Das Ruas aos Quilombos” chega ao Quilombo João Borges Vieira, localizado no município de Uruaçu, em Goiás, entre os dias 15 e 19 de outubro. A performance solo do artista Fábio Osório Monteiro, intitulada Bola de Fogo, percorre quilombos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e mistura dança, gastronomia e memória.
“Devidamente trajado”, Fábio monta seu tabuleiro de baiana, bate a massa do acarajé e frita os bolinhos, oferecendo, junto à comida, suas histórias, sua dança, seus afetos. Enquanto cozinha, Fábio compartilha com a plateia uma narrativa rica que mescla mitos e itãs de origem africana com episódios de sua própria vida. Para ele, o projeto Circuito de Fogo, vai além da dança e da gastronomia, unindo arte e ancestralidade Brasil afora.
“Com o Circuito de Fogo, não só a performance, mas toda a equipe, mergulha num processo de aquilombamento. Nesta circulação, percebemos que as camadas sociopolíticas que atravessam Bola de Fogo, ganham materialidade a cada comunidade quilombola visitada”, afirma Fábio Osório Monteiro, performer e coordenador geral do projeto.
Uma das cinco comunidades tradicionais que recebem o projeto Circuito de Fogo, o Quilombo João Borges Vieira tem hoje mais de 700 famílias. Para Raiane Gouveia, liderança quilombo, a realização do projeto traz o fortalecimento para além da identidade cultural. “Acredito que o projeto pode promover diversidade cultural, intercâmbio de experiências e desenvolvimento socioeconômico para nossa comunidade. Traz um resgate histórico de grupos marginalizados e a reafirmação da pluralidade dos quilombos brasileiros”.
O Circuito de Fogo – Das Ruas aos Quilombos é realizado pela ULTIMA Plataforma e Zóio de Jabuticaba, com direção geral e performance de Fábio Osório Monteiro, direção de produção de Gabriel Pedreira, mediação quilombola feita pela liderança Rejane Rodrigues (Quilombo Quingoma).
“Circuito de Fogo – Das Ruas aos Quilombos” integra a programação do Circuito Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, parte do Programa Funarte de Difusão Nacional, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).






