PM desarticula quadrilha e apreende mais de mil quilos de maconha
Equipes do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) da Policia Militar do Estado de Goiás apresentaram na última terça-feira (13/09) quatro suspeitos de integrarem uma associação criminosa responsável pelo transporte e distribuição 1.100 quilos de maconha na Capital. De acordo com informações da PMGO, a droga, que era proveniente do Paraguai, estava prensada e pronta para ser repassada a traficantes e usuários.
A polícia chegou ao restante do grupo após a prisão de Vinícius Aleixo, de 27 anos, fato ocorrido no final do mês de agosto na Vila Abajá, em Goiânia. Com ele a PM encontrou sete veículos de luxo roubados que seriam utilizados para transportar a droga. De acordo com o comandante do Giro, Major Elder Joaquim da Costa, o suspeito foi solto no mesmo dia, após pagamento de fiança estipulada em R$ 5,5 mil.
“Durante a passagem de Vinícius pela polícia, foi constatado o recebimento de várias mensagens por meio de um aplicativo do celular do acusado, o que levou as equipes do GIRO à investigação de possíveis outros envolvidos”, afirma o comandante. Por meio dessas informações, as equipes chegaram até José Urano, 24 anos, que estava escondido em uma casa no Residencial Buena Vista.
Segundo Major Elder, na residência foi encontrada uma caminhonete F-350 roubada e com placa clonada. Além de mais de uma tonelada de maconha, que estava acondicionada na carroceria do veículo, as equipes do GIRO apreenderam R$ 22.430.
Após entrevista com o suspeito, os policiais foram informados de que a droga teria sido transportada do Paraguai por outros dois envolvidos no crime. “Ele confidenciou, ainda, que os traficantes estavam hospedados em um hotel no Centro da Capital”, relatou o comandante do GIRO.
Foram presos Rubens Alves da Silva, de 35 anos, e Éverton Souza Dias, de 22. Segundo informações da PM, os dois são do Mato Grosso do Sul. Com eles as equipes do GIRO apreenderam uma caminhonete S-10, também roubada, e que seria utilizada para escoltar o carregamento da droga.
De acordo com a PM, Vinícius Aleixo já tem outras passagens pela polícia. O suspeito já foi indiciado anteriormente por tráfico de drogas e receptação. José Urano também já foi preso por tráfico de entorpecente. As penas pelo ato ilícito variam de cinco a 15 anos de reclusão.
Tráfico de drogas
Segundo a Polícia Militar, de janeiro a setembro de 2016, somente a PMGO retirou das ruas em todo o Estado mais de 17 toneladas de drogas. Os policiais ressaltam que, a apreensão desse tipo de material contribui para a redução da criminalidade, pois os entorpecentes atuam como financiadores de outras modalidades de crimes.