Sociedade

Atendimento de odontologia chega aos moradores do Jardim dos Ipês em Aparecida

O vice-prefeito Veter Martins e o secretário de Saúde Edgar Tollini inauguraram na manhã desta quinta-feira (25) o serviço de odontologia na Unidade Básica de Saúde do Jardim dos Ipês. Agora a unidade conta com um trailer que oferecerá atendimento básico de saúde bucal à população do setor.

O benefício faz parte da reestruturação na saúde bucal que a Secretaria de Saúde (SMS) está realizando nas unidades básicas, conforme preconiza a Política Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O trailler ficará na unidade até a sala de odontologia ser implantada, a expectativa da SMS é que até fevereiro o espaço fique pronto.

“Além de dotar as unidades com o serviço básico, também estamos construindo o Centro de Especialidades Odontológicas, que ficará dentro do Centro de Especialidades do Jardim Boa Esperança. Nossa expectativa é que lá sejam realizados os procedimentos mais complexos como implante e outros”, comemorou Veter Martins.

O trailer da odontologia do Jardim dos Ipês conta com uma equipe de saúde bucal (dentista e auxiliar). No espaço a população terá acesso a limpeza, obturação, curativos, fluoretação, extração, kits de escovação e outros atendimentos preventivos. “Todos os moradores agora serão assistidos com esse serviço. Estamos trabalhando para trazer mais benefícios para essa região”, destacou o vereador Mazinho (SD), que na ocasião, também ouviu as demandas da comunidade.

O secretário de Saúde Edgar Tollini ressaltou a importância de ampliar os atendimentos de saúde bucal e falou sobre as conquistas e desafios da SMS. “Temos em Aparecida pessoas dignas e que merecem um serviço de qualidade. Estamos inaugurando unidades e melhorando o acesso à saúde pública. Nossa meta é entregar o Hospital Municipal, o Centro de Especialidades e reformar várias unidades, inclusive a UBS do Jardim dos Ipês”, salientou.

Ampliação

A SMS está adquirindo equipamentos odontológicos para todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). São 50 cadeiras odontológicas, 30 bombas ciclones, 60 aparelhos completos de profilaxia, 100 mochos e 30 compressores. Os aparelhos vão beneficiar 25 unidades.

Ao todo, apenas 13 unidades contavam com o serviço, com 22 equipes. Os novos aparelhos vão substituir os de sete UBSs, além de implantar 36 novas equipes de saúde bucal e em sete escolas municipais. “Sabemos que os serviços odontológicos custam caro e que a maior parte dos aparecidenses depende da saúde pública. Por isso, estamos ampliando o acesso da população às equipes de saúde bucal do município”, ressalta o prefeito Gustavo Mendanha.

O serviço de saúde bucal funciona também nas Unidades de Pronto Atendimento da cidade, 24 horas por dia. Além disso, a SMS conta com quatro unidades móveis que levam serviços odontológicos até a população. Dentre as ações oferecidas pela Coordenação de Odontologia estão extração, obturação, limpeza e profilaxia, distribuição de kits, educação em saúde e outros.

 

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!