DestaquesSaúde

CRESM de Aparecida de Goiânia avança na acreditação e conquista selo ONA II

Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy – CRESM, localizado em Aparecida de Goiânia – GO, conquistou Certificação de Acreditação Plena, nível II, da ONA – Organização Nacional de Acreditação, consolidando-se como o primeiro hospital – entre públicos e privados – do Centro-Oeste especializado em saúde mental a conquistar esse reconhecimento.

Integrante da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e inaugurada em 2016, a unidade é referência estadual no atendimento a pacientes com transtornos mentais e dependência química, oferecendo tratamento ambulatorial e internação de alta complexidade, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para a assessora de Qualidade do CRESM, Veruska Ariadna, a acreditação representa o reconhecimento formal da qualidade e da segurança dos serviços prestados pela unidade. “Trata-se de um marco institucional que valida o compromisso do Governo de Goiás e da Associação Brasileira de Esperança e Vida (Abevida), organização social gestora da unidade, em oferecer um atendimento humanizado, seguro e alinhado às melhores práticas em saúde mental”, pontua.

 

Desafios e conquistas – Segundo Veruska, entre os principais desafios para a conquista da acreditação estiveram o alinhamento dos processos internos aos padrões e metodologias exigidos, o fortalecimento da cultura de qualidade e segurança do paciente e o engajamento de todos os colaboradores na consolidação das práticas assistenciais e administrativas.

“Promovemos um processo de aculturamento que integrou as atividades cotidianas aos requisitos da ONA, envolvendo as lideranças em uma jornada de aprendizado e aprimoramento. Foi um trabalho conduzido com leveza e propósito, no qual toda a equipe pôde compreender o valor da acreditação para a gestão de pessoas e processos, fortalecendo o compromisso com a qualidade e os resultados organizacionais”, afirma.

Com a conquista do selo ONA II, Veruska destaca que o novo nível de acreditação reforça o compromisso com a excelência, impulsionando a padronização de práticas, a comunicação entre as equipes e a consolidação de uma cultura voltada à segurança do paciente.

 

Atendimento – O CRESM possui 108 leitos, sendo 96 destinados à internação e 12 à desintoxicação, voltados exclusivamente ao público adulto. Já o atendimento infantojuvenil é realizado apenas de forma ambulatorial, com acompanhamento médico-psiquiátrico, psicológico, neuropediátrico, além de grupos terapêuticos e atendimento social.

A instituição acolhe pacientes de todas as regiões de Goiás por meio da regulação estadual. Além da assistência clínica e psicossocial, o Complexo atua na reabilitação e reinserção familiar, social e econômica dos pacientes, e desenvolve atividades voltadas ao ensino e à pesquisa em saúde mental, por meio de programas de Residência Médica e Multiprofissional.

A importância da acreditação – A gerente de Operações da ONA, Gilvane Lolato, destaca que a acreditação é essencial para garantir a qualidade, segurança e eficácia dos serviços prestados por instituições de saúde em todo o mundo. “A busca constante pela excelência no cuidado com o paciente tem motivado cada vez mais organizações a adotarem padrões exigentes, que asseguram a entrega de um atendimento seguro, eficiente e centrado nas necessidades do paciente”, explica.

Sobre a ONA – Atualmente, das mais de 380 mil organizações de saúde registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), 2.329 são acreditadas. Deste total, a ONA é responsável por 74% das certificações, o que corresponde a mais de 1.700 instituições, sendo 430 hospitais. Dos 380 mil serviços de saúde cadastrados no CNES, 0,45% das instituições de saúde são certificadas no Brasil.

Concentração de instituições acreditadas pela ONA: Atualmente, 61% das instituições acreditadas pela ONA estão concentradas na região Sudeste. O Sul é responsável por 12,7%; Nordeste 12,1%; Centro-Oeste, 11,4% e Norte por 2,8%.

Diversos perfis com a acreditações ONA: Das mais de 2 mil acreditações ONA, 68,7% são de gestão privada; 22,2% de gestão pública; 8,3% filantrópica e 0,1% de gestão militar.

Quantidade de certificados homologados pela ONA: Mais de 5 mil certificados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!