PT de Goiás renova sua direção elegendo a primeira mulher para a Presidência Estadual
Foi realizado neste final de semana em Goiânia, a etapa estadual do 6º Congresso do Partido dos trabalhadores em Goiás. O encontro teve o objetivo de construir a tese política de atuação do Partido para o próximo período e eleger a nova direção estadual. Realizado na Assembleia Legislativa, o congresso contou com mais de 250 delegados e delegadas que foram eleitos por 7.300 filiados no dia 09 de abril. Foi discutido a conjuntura internacional, nacional, estadual, o funcionamento e a organização do PT em Goiás. Foi aprovado por ampla maioria que a prioridade do partido em Goiás é a eleição do Ex-Presidente Lula à Presidência da República.
Num momento de reenergização, o Partido elegeu, com cerca de 95% dos votos, a primeira mulher para presidir o partido no estado, a professora Kátia Maria, que é pedagoga, mestre em geografia, consultoria em planejamento e coach. Ativista social e sindicalista desde a década de 1990, filiou-se ao PT em 2003 e faz parte da Executiva estadual desde 2007, atuando como Secretária Estadual de Comunicação, Assuntos Institucionais e atualmente vice-presidenta. Em 2010 coordenou a campanha da Presidenta Dilma na internet, no estado de Goiás. Em 2014 coordenou ao lado do presidente Ceser Donisete, a campanha do partido ao governo e ao senado. Respeitada pela militância e líderes petistas por sua forma dinâmica e participativa nos movimentos sociais e na construção do partido no interior, a professora Kátia Maria será a primeira mulher a assumir a presidência do partido em Goiás.
O PT é vanguarda nas políticas de mulheres, foi a primeiro partido a instituir cotas de mulheres nas direções partidárias, abrindo caminho para a legislação que garante hoje a participação das mulheres nas chapas proporcionais. Atualmente, o partido funciona em regime de paridade de gênero, sua direção é composta por 50% de cada sexo. Mas será a primeira vez que uma mulher assumirá a presidência no PT goiano. A resposta que o partido tem dado ao Golpe sofrido pela Presidenta Dilma é fortalecer as mulheres ainda mais. Além de uma mulher na presidência estadual, também terá uma mulher na presidência do PT de Goiânia, a Deputada Delegada Adriana Accorsi e tudo indica que o comando nacional também será de uma mulher, a Senadora Gleici Hoffmann. Um trio de mulheres fortes e determinadas em fortalecer a democracia e eleger Lula presidente.
A atividade também elegeu os delegados e delegadas que participarão do Congresso Nacional nos dias 01, 02 e 03 de junho, no qual definirão a estratégia política nacional e escolherá a nova direção que deve conduzir a campanha do Presidente Lula à Presidência da República e contará com a presença do presidenciável e da Presidenta Dilma.