Política

Marconi conhece projeto Parlamento Universitário, e é sabatinado por estudantes do Paraná

O programa, que incentiva o exercício da cidadania, foi avaliado pelo governador como “extraordinário e inovador”

A convite do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano (PSDB), o governador Marconi Perillo conheceu, nesta tarde, o projeto Parlamento Universitário, uma parceria da Escola do Legislativo com universidades de Curitiba. O projeto, criado há dois anos, tem como foco a cidadania. Durante dez dias, estudantes universitários ocuparam o parlamento e exerceram de forma fictícia o trabalho dos deputados, apresentando projetos e promovendo debates na Casa.

Marconi participou da sessão de encerramento na Alep, e foi sabatinado pelos acadêmicos. Em entrevista à imprensa, após a sessão, avaliou o programa como extraordinário e inovador. “Achei extraordinária a ideia. Criativa, inovadora. Não é à toa que esse projeto acabou de ganhar o primeiro lugar em 60 instituições de escolas, de parlamentos, de tribunais de contas no Brasil inteiro. Um projeto interessantíssimo que prepara os jovens para o exercício da cidadania, conhecendo o que é o parlamento, a gestão, o Executivo, debatendo ideias importantes para o futuro de seu estado”, afirmou.

Ele destacou para os estudantes a experiência no parlamento como deputado estadual, federal e senador. Marconi foi questionado sobre o equilíbrio econômico de Goiás, a superação da crise econômica, e os avanços na área da Educação. Em relação à economia, falou sobre as medidas de austeridade adotadas para que o Estado conseguisse se sobressair aos impactos da crise e continuar a realizar investimentos, como os que estão sendo feitos pelo maior programa de investimentos atual e proporcional do país, o Goiás na Frente.

Sobre a área da Educação, foi questionado por um acadêmico sobre as ações que levaram o Estado a ocupar o primeiro lugar no Ensino Médio no penúltimo Ideb, e o segundo lugar no Ensino Fundamental na última avaliação do Ideb. Ele ressaltou investimentos no setor, programas de incentivo aos professores e alunos, melhoria das estruturas das unidades de ensino e ações que resultaram na melhoria dos indicadores de qualidade da educação.

“Só através da boa escola pública de qualidade é possível proporcionar que filhos de pobres e ricos tenham igualdade de oportunidade. O meu sonho sempre foi termos escolas públicas de qualidade para os filhos dos trabalhadores”, ressaltou.

Ademar Traiano agradeceu a Marconi pela participação e disposição de responder a todas as perguntas dos estudantes. “Marconi é um democrata por excelência, e é hoje um dos maiores nomes do nosso País e do PSDB”, afirmou.  O prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), e o secretário estadual de Articulação Política, Sérgio Cardoso, acompanharam o governador no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!