
As ouvidorias dos Hospitais Estaduais de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) e da Criança e do Adolescente (Hecad) foram premiadas nesta semana no 4º Concurso de Boas Práticas, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias. As unidades do Governo de Goiás conquistaram o terceiro lugar na premiação, entre ouvidorias de todo o País.
Bom desempenho das unidades é comemorado pela Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. “A premiação recebida pelas ouvidorias do HDS e Hecad nada mais é do que o resultado de um trabalho árduo de escuta diária, em busca de resultados que dignifiquem cada vez mais os usuários do SUS”, avalia a ouvidora Setorial do SUS/SES-GO, Ludmila Di Paiva Malheiros Rocha.
“A Ouvidoria Setorial não tem medido esforços para atuar junto às ouvidorias descentralizadas das unidades estaduais de saúde. É um trabalho de parceria, que busca a satisfação do cidadão, por meio da mediação entre ele e a administração pública”, afirma Ludmila.
Para a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa, a atuação das ouvidorias é muito importante, pois a participação social é basilar no Sistema Único de Saúde. “A ouvidoria acolhe e dá voz ao cidadão que está na ponta, trazendo à gestão a sua perspectiva sobre as entregas que a unidade realiza”, afirmou a diretora-geral do Hecad, Mônica Costa. “É uma instância fundamental para avançarmos na qualidade da assistência em saúde, na humanização dos nossos serviços e no atendimento às demandas da sociedade”, afirmou.
Colaboração dos usuários
“Buscamos sempre resguardar a identidade do cidadão, encaminhar a reclamação, denúncia ou sugestão ao gestor da área e avaliar a efetividade das medidas implementadas por cada setor no atendimento às demandas apresentadas pelos usuários”, garante a supervisora de Qualidade do Hecad, Najara Cardoso.
“Essa premiação é o reconhecimento do trabalho realizado pelos profissionais do setor, que se dedicam e não medem esforços para ouvir, entender e resolver as demandas dos usuários dos nossos serviços. Para nós, do HDS, essa premiação é sinônimo de orgulho e motivação para continuarmos nesse caminho de evolução da melhor experiência do usuário SUS na nossa unidade e reafirma o nosso compromisso com o propósito cuidar de vidas”, ressalta do diretor-geral do HDS, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles.