Política

Base de Marconi tem vitória histórica nas eleições municipais

Os partidos da base aliada do governador Marconi Perillo (PSDB) elegeram os prefeitos de 77% dos 246 municípios de Goiás e impuseram à oposição, liderada pelo PMDB, a maior derrota da história na corrida pelas prefeituras. Principal partido da coalizão estadual, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos – 77, além de integrar a aliança que levou Vanderlan Cardoso (PSB) para o 2.º turno em Goiânia.

Em Goiânia, o apoio do PSDB foi imprescindível para a ida de Vanderlan para o 2.º turno. A conquista do candidato do PSDB representa uma derrota para o ex-prefeito e candidato a novo mandato Iris Rezende (PMDB) e para o senador Ronaldo Caiado (DEM), que apostavam em vitória em Goiânia já no primeiro turno. O resultado da disputa atesta a vitória acachapante do PSDB e seus partidos aliados, e derrota fragorosa para o PMDB, Iris, Caiado e o deputado federal peemedebista Daniel Vilela.

O PSDB elegeu 35 prefeitos a mais que o PMDB, que venceu em 42 municípios. Ainda assim, parte dos prefeitos peemedebistas eleitos apoia a gestão de Marconi e, em boa parte das cidades, tiveram os tucanos na aliança. O PP, que também integra a base de apoio do governador, é o terceiro partido que mais elegeu prefeitos, com vitória em 22 municípios. Marconi e o vice-governador José Eliton (PSDB) impulsionaram o resultado gravando mensagens de apoio para a maioria dos prefeitos da base aliada.

Outros cinco grandes partidos da coalizão que apoia Marconi impulsionaram o resultado: o PR elegeu 18 prefeitos; o PSD, 15; o PTB elegeu 12; o PSB, 10 prefeitos; e o PPS conquistou 4 prefeituras. Além de Goiânia, a base aliada estadual também vai disputar o segundo turno em Anápolis, com Roberto do Orion (PTB), que obteve 21,56% dos votos e concorrerá com o atual prefeito, João Gomes (PT), com 29,92% dos votos válidos.

A base aliada de Marconi conquistou as prefeituras da maioria dos grandes municípios do Estado: elegeu os prefeitos de 9 dos 15 maiores municípios do Estado – em dois, Goiânia e Anápolis, haverá segundo turno com participação da coalizão. A base venceu em Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso, Trindade, Novo Gama, Senador Canedo, Itumbiara, Jataí e Planaltina.

Em Jataí, no Sudoeste Goiano, Vinicius Luz, do PSDB, obteve uma vitória histórica contra o empresário Victor Priori (DEM), apoiado pelo prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, pelo deputado federal Daniel Vilela (ambos do PMDB) e pelo senador Ronaldo Caiado. Em Trindade, Jânio Darrot (PSDB) venceu com 31,7% dos votos válidos, em eleição disputada por outros três candidatos.

Em Itumbiara, o deputado estadual José Antônio (PTB), que substituiu José Gomes (PTB), morto em atentado na última quarta-feira, venceu com 67,27% dos votos. Em Luziânia, o ex-deputado federal Marcelo Melo (PSDB) com 83,97%, o maior resultado proporcional dos 13 maiores municípios do Estado onde a disputa foi decidida no 1º turno. Em Valparaíso, Pabio Mossoró (PSDB) venceu com 51,76% dos votos. Em Planaltina, Doutor Davi (PROS), cuja coligação é formada pelo PSDB, obteve 37,49% dos votos.

A base aliada estadual também venceu em Palmeiras de Goiás, município natal de Marconi, onde Vando Vitor (PSDB) obteve 68,61% dos votos. Em Pirenópolis, cidade da primeira-dama Valéria Perillo, o PSDB não lançou candidato e ela e o governador não apoiaram nenhum candidato. Em Senador Canedo, 11.º maior município em população, venceu Zelio Candido (PSB).

Em Posse, município do vice-governador e secretário de Segurança Pública José Eliton, Wilton Barbosa (PSDB) venceu com 57,01% dos votos. Posse é o principal município do Nordeste Goiano, onde a base aliada de Marconi alcançou a maior vitória regional, elegendo todos os prefeitos locais. Com o resultado, José Eliton foi o grande vitorioso da região.

O PSDB venceu em diversos outros municípios estratégicos, como em Uruaçu e Porangatu. Em Uruaçu, Valmir Pedro (PSDB) venceu Machadinho (DEM) com 39,39% dos votos. Em Porangatu, Pedro Fernandes, também tucano, derrotou o peemedebista Eronildo Valadares com 42,59% dos votos. A base aliada também venceu em São Miguel do Passa Quatro, Goianira e Cristianópolis.

Em Cristianópolis, terra natal de Iris Rezende (PMDB), Jairinho (PSDB) venceu Waléria Ulhôa, mulher de Murilo Ulhôa, aliado de primeiríssima hora de Maguito e Daniel Vilela. Em Goianira, município da Grande Goiânia, venceu Carlão da Fox (PSDB), com 69,25% dos votos – ele disputou a prefeitura com o PMDB na aliança. Em São Miguel do Passa Quatro, Marcio (PSDB) venceu a eleição com 51,43% dos votos.

A base computa vitórias mesmo entre prefeitos filiados a partidos oficialmente de oposição. Em Hidrolândia, o prefeito Paulinho se reelegeu com 67,99% dos votos. Filiado ao DEM, ele é aliado de Marconi e apoia a gestão estadual. Na Cidade de Goiás, a prefeita Selma Bastos (PT) se reelegeu com 42,59%. A petista teve o PSDB como vice na coligação que apoiou sua candidatura ao novo mandato. O PSDB também indicou os vices de diversas coligações lideradas pelo PSDB.

Prefeitos eleitos por partido
PSDB – 77
PMDB – 42
PP – 22
PR – 18
PSD – 15
PTB -12
PSB – 10
PPS – 4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!