
do Ensino Médio (Enem) 2025 vai acontecer nos dias 1 e 2 de novembro (veja como se inscrever no final da matéria). O professor e mentor de alto desempenho Eduardo Cruvinel dá dicas para os estudantes na reta final de estudos. As provas do Enem estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Eduardo Cruvinel afirma que, nessa fase de preparação, é primordial a organização de estudos. Segundo ele, o aluno precisa se conhecer para detectar as dificuldades e planejar as estratégias para responder a prova, além de responder provas antigas.
“O aluno precisa se conhecer pedagogicamente, qual a sua dificuldade, como anda a sua TRI, a coerência pedagógica, acertar as fáceis, acertar as médias e se for errar as difíceis, e como a gente faz isso? Organização de rotina de estudos e também fazendo de provas antigas”, disse.
Para o professor, estratégia é a base para começar e uma das ações mais importantes para fixar o estudo é fazer exercícios de conteúdos anteriores. “A prova do Enem é muito matemática. Tem um padrão, e descobrir esse padrão, entender a leitura, as regras do jogo, é fundamental”, esclarece.
Outro ponto importante destacado por Eduardo é ter um objetivo claro do interesse profissional, já que o Enem é uma prova estruturada em áreas, o professor explica que é importante o aluno descobrir o peso dessas áreas e reconhecer as dificuldades em cada uma.
Uma dica do professor é olhar as provas antigas do exame (que tem mais de 20 anos) para ver quais são os assuntos que mais caíram.
por G1 GOIAS