Goianos Retornam ao Brasil Após Experiência Tensa Durante Conflito em Israel
Grupo de 41 pessoas, incluindo quatro goianos em turismo religioso, enfrentou momentos de apreensão em Jerusalém devido aos ataques do Hamas. Repatriados pela Força Aérea Brasileira, agora celebram o retorno e elogiam a assistência do governo brasileiro

Quatro goianos que estavam em Israel retornaram nesta tarde de sexta-feira (13) ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e têm previsão de desembarcar em Goiânia por volta da meia-noite. Entre eles está Alessandro Borgomanero, violinista e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), que se encontrava em um hotel em Jerusalém com sua esposa e cunhados no momento do ataque perpetrado pelo Hamas no último sábado (7).
O grupo, composto por 41 pessoas, incluindo os quatro goianos, estava planejando um turismo religioso em Israel. Eles foram repatriados em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportava um total de 69 pessoas, além da tripulação. O avião, originalmente configurado para 60 passageiros e nove tripulantes, acomodou nove passageiros adicionais, pois os tripulantes permaneceram em pé durante a viagem. Entre esses passageiros extras estavam militares de várias patentes.
O clima entre o grupo é de alívio e alegria. Segundo Alessandro, no dia em que o conflito começou, “ficamos assustados e a situação tomou uma proporção enorme”. No domingo (8), ele revela que tudo já estava fechado e todos os passeios foram cancelados. “Na terça-feira (11), descobrimos que os voos comerciais estavam cancelados. Planejamos ficar no hotel até quarta-feira (12).”
Borgomanero também relata que as sirenes eram constantes. A cada vez que tocavam, era necessário se dirigir ao abrigo antibombas do hotel. “Ficávamos apreensivos com o som das sirenes.”
De acordo com ele, logo no início do conflito, foi preenchido um formulário na embaixada brasileira e, na terça-feira, uma pessoa do grupo recebeu informações sobre os voos. “É importante elogiar o governo federal, por meio da embaixada, que organizou ônibus de Jerusalém para o aeroporto e nos auxiliou, nos levando para o embarque”, celebrou.
Ao chegarem em Viracopos, foram recepcionados pelo chefe de Gabinete de Assuntos Internacionais de Goiás, Giordano Souza. “A previsão é chegarmos em Goiânia à meia-noite”, acrescentou Alessandro. “A Azul disponibilizou cortesia para todos os passageiros que vieram de Israel.”