Vanderlan vai oferecer moradia com infraestrutura e geração de emprego
O candidato do PSB à prefeitura de Goiânia tem propostas concretas para o problema do déficit de habitação na capital. Ao contrário da velha forma de se fazer política, onde as casas são doadas em bairros sem a mínima condição de vida, Vanderlan Cardoso vai construir habitações em regiões próximas e com toda a infraestrutura necessária para dar condições de bem estar social e acesso ao emprego e renda.
Uma das primeiras medidas que Vanderlan pretende adotar na área é tirar as pessoas que moram em áreas de risco de Goiânia. Ao todo são 19 áreas deste tipo catalogadas na capital, com mais de 300 famílias vivendo em condições precárias, com risco de desabamento e inundação. “Não adianta dar casa para a pessoa e abandoná-la. Como foi o caso de muitos condomínios e conjuntos habitacionais que foram feitos aqui em Goiânia”, ressalta Vanderlan.
“É preciso oferecer também a infraestrutura adequada para as pessoas viverem bem, e assim não aumentar os índices de criminalidade e melhorar a Saúde do Município”, disse Vanderlan ao salientar que é preciso à Prefeitura não só oferecer as residências, mas também asfalto, galeria pluvial, Cmeis, posto policial, escola e local para que as pessoas trabalhem o mais próximo possível de casa. Isso tudo pode ser sanado com o projeto das regionais e dos polos de desenvolvimento.
Vanderlan afirma que sabe bem como diminuir o déficit de habitação. Quando foi prefeito de Senador Canedo fez um dos maiores programas habitacionais proporcionais do país, por meio do Banco de Lotes, um programa em parceria com empresários, que tiravam uma parcela do loteamento para moradia de baixa renda. Além de buscar parcerias com os governos estadual e municipal.
“Fiz muitas habitações em Senador Canedo, com áreas cedidas por aqueles que querem fazer investimento no Município. Ou seja, um empresário quer fazer um loteamento e tira a parte da Prefeitura, que é utilizada para moradia”, explica. Um exemplo disso são os conjuntos Valéria Perillo e Dona Lindu, na cidade vizinha, todos construídos com infraestrutura adequada, CMEIS, escola modelo e asfalto.
Realidade que contrasta bastante com o modelo praticado pela velha política em Goiânia. Um exemplo da falta de estrutura é o Residencial Orlando de Moraes, na região Norte da capital. Construído a mais de seis quilômetros do Campus da UFG não possui a infraestrutura mínima para o bem estar da população, gerando desconforto e protestos dos moradores.
Regularização fundiária
Outra questão importante para Vanderlan é a regularização fundiárias. “Os prefeitos antigos, que querem voltar à Prefeitura, entregavam os lotes, mas não os documentos. Atualmente são 25 mil pessoas sem escrituras em toda a cidade”, disse em entrevista à Rádio Paz FM.
O Candidato do PSB afirma que vai fazer um estudo técnico para regularizar a situação o mais rápido possível. “Usam isso como moeda de troca política em tempo de eleição e não resolvem o problema das pessoas. Vou resolver esse problema em parceria com os cartórios em um ano”.
—