DestaquesNotícias

Contratações temporárias em 2º plano: comércio goiano tem 5 mil vagas efetivas abertas

Postos de trabalho estão disponíveis principalmente em lojas de shoppings centers; com a aproximação do fim do ano, apagão de mão de obra preocupa o setor, pontua Sindilojas-GO

Goiânia, 09 de setembro de 2025 – A poucos meses do fim do ano, o comércio varejista em Goiás vive uma drástica mudança de paradigma: as contratações temporárias, típicas nesta época, ficaram em 2º plano; as empresas priorizam agora é a ocupação de mais de 5 mil vagas efetivas que estão em aberto. E o varejo corre contra o tempo: vem aí o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, três das datas de maior movimentação de consumidores nas lojas.

Faltam profissionais para trabalhar em funções como operador de caixa, atendente, estoquista, vendedor, gerente de vendas, empacotador e auxiliar administrativo, entre outros cargos.

“A situação do mercado de trabalho no varejo é tão preocupante, que hoje os lojistas vivem uma disputa acirrada no setor para conseguir contratar. Nós temos milhares de vagas disponíveis atualmente, principalmente em lojas de shopping center”, contextualiza o presidente do Sindilojas-GO (Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás), José Reginaldo Garcia.

Para ele, se as empresas conseguirem manter seu quadro efetivo até o fim do ano, já será uma grande vitória diante desse apagão de mão de obra no varejo. Apesar da ampla oferta de vagas e do baixo índice de desemprego em Goiás (4,8%, o menor em 11 anos, segundo dados do 4º trimestre de 2024 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o varejo enfrenta há vários anos essas dificuldades para contratar. A situação se agravou de 2021 para cá.

José Reginaldo Garcia argumenta que o envelhecimento da população, o surgimento de novas profissões, o crescimento de formandos no ensino superior e até o novo conceito de vida pós-pandemia têm transformado profundamente o mercado de trabalho, sobretudo o varejo. “Uma das alternativas para reverter essa situação seria o governo mudar regras de programas de transferência de renda para que os usuários possam trabalhar formalmente e sem perder os benefícios, pelo menos nos primeiros meses do contrato de trabalho”, sugere o gestor.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Campos Nogueira Comunicação: (62) 3142-8314

Jornalista responsável pela conta 

Allan David: (62) 99361-1978

allan@camposnogueira.com.br

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!