Setor Campinas faz 212 anos; veja fotos e conheça a história do bairro
Bairro mais antigo de Goiânia se destaca pelo comércio varejista e atacadista. Segundo o historiador Antônio César Pinheiro, Campinas acolheu e acompanhou o início e o crescimento da capital
A convite do bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte da Silva, padres alemãs se instalaram em Campinas e tiveram uma participação importante para região. Eles trouxeram progresso, como a luz elétrica, a vinda do trabalho de serralheria e a fabricação de vinhos.
A região se tornou mais atraente e começou a receber pessoas de outras cidades do Brasil. As irmãs franciscanas se mudaram para Campinas e fundaram o Colégio Santa Clara, um marco na educação da região. A instituição se dividia entre convento de freiras e internato que recebia meninas de várias cidades, que se formavam para dar aulas como professoras.O jornalista e escritor
Honestino Guimarães, o qual tem o nome em uma das ruas do bairro, foi um dos primeiros comerciantes e tinha uma farmácia na região. Foi ele quem também contribuiu com o crescimento do comércio de Campinas.
Campinas e Goiânia
O historiador Antônio César Caldas Pinheiro explica que Campinas acolheu e acompanhou o início e também o crescimento de Goiânia. “Campinas abraçou Goiânia sem imaginar que ela se tornaria a cidade que é hoje, que iria crescer e se desenvolver e que as duas se tornariam uma só. Campinas apostou no progresso da capital e contribuiu com todo o estado”, conta Antônio.
Antônio conta que, mesmo com o crescimento da cidade, Campinas sempre teve um comércio efervescente e um polo comercial importante. “Campinas tem vida própria intelectual, tem sua identidade, é composta por colégios, cartório, tem a igreja Matriz”, conta ele.
A Avenida 24 de outubro é em homenagem a data de fundação de Goiânia, é uma grande avenida que liga o bairro a capital. O empresário Décio Fraga Júnior tem uma tabacaria tradicional no Mercado Municipal de Campinas há 24 anos. Ele destaca a importância do comércio no bairro para a geração de empregos.
“Minha loja existe desde 1965, mas era de outro dono, ele não tinha herdeiros e daí soube da venda na época por uma indicação e resolvi comprar o ponto. Mantive a tradição do nome e além de vender produtos de tabacaria também vendemos produtos para presentear. Campinas é uma cidade dentro de Goiânia, ela é muito rica”, diz Décio.