Centro-Oeste tem alta de 15,81% nas vendas online no primeiro trimestre de 2022 ante o mesmo período do ano passado, revela o índice MCC-ENET
Considerando o mesmo período, o faturamento do setor também expandiu: 12,01%
São Paulo, abril de 2022 — O Centro-Oeste registrou um bom crescimento nas vendas realizadas pelo e-commerce: o primeiro trimestre do ano (janeiro a março) teve alta de 15,81%. Considerando a mesma base de comparação, o faturamento também expandiu: 12,01%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).
Continuando na avaliação trimestral, no ranking regional o Centro-Oeste ficou em terceiro lugar nas vendas online, sendo o Norte (27,02%) e o Nordeste (22,79%) as duas primeiras colocadas e Sul (14,36%) e Sudeste (9,03%), as duas últimas posições.
“O crescimento das vendas online no Centro-Oeste, no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 15%, o que é muito significativo, pois o volume de vendas do ano passado foi expressivo e com recorde, até então, nas vendas não presenciais. Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online brasileiras em relação ao total do varejo, que em fevereiro de 2022 atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018″, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.
Vendas online no Centro-Oeste
Quando a avaliação das vendas online do Centro-Oeste é referente aos meses de março e fevereiro, o crescimento foi bem significativo: 20,86%. Já na comparação entre os meses de março (2022 e 2021), a alta foi de 2,04%.
No ranking regional, considerando como base a comparação entre março e fevereiro, neste caso, o Centro-Oeste ficou na penúltima posição, a frente somente do Sudeste (20,36%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Norte (28,28%); Nordeste (25,57%); Sul (24,73%).
Faturamento do Centro-Oeste
Quando os meses comparados são março e fevereiro, o Centro-Oeste teve alta de 21,88% no faturamento. Já na análise entre os meses de março (2022 e 2021), o crescimento foi de 0,85%.
Na composição regional, usando a base comparativa entre março e fevereiro, neste caso, ficou em último lugar. As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Sul (28,21%); Nordeste (27,81%); Norte (27,07%); e Sudeste (22,96%).
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, a Neotrust | Movimento Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Clique aqui para acessar o estudo completo
O que é o MCC-ENET — É o resultado de uma parceria formada entre a Neotrust | Movimento Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.
Informações à imprensa: Insight Comunicação