
Aliança entre União Brasil e MDB tem potencial de eleger prefeitos em mais da metade dos municípios goianos
Com as eleições municipais se aproximando, a atenção se volta para o impacto que o governador Ronaldo Caiado (UB) terá na escolha dos próximos prefeitos em Goiás. Tanto o é, que o União Brasil foi o partido que mais filiou pré-candidatos ao executivo municipal. A expectativa daqueles que serão opções nas urnas deste ano é colar na imagem do governador mais bem avaliado do Brasil – Caiado já ultrapassa a casa dos 85% de aprovação dos goianos.
Em 2020, em plena pandemia da Covid e com um país polarizado politicamente, Caiado operou e costurou alianças que permitiram seu partido eleger prefeitos em 62 cidades goianas. Mas nos últimos 4 anos, o partido conseguiu ultrapassar a marca de 85 prefeituras no estado. A ampliação ocorreu pela cooptação de novos aliados.
Para este ano, o governador contabiliza que terá mais de 140 candidatos do UB disputando prefeituras goianas. Um número expressivo. A estratégia é eleger o máximo possível de prefeitos do partido em Goiás. Segundo lideranças da sigla, isso mostraria a força do governante goiano para o Brasil, contribuindo para seu projeto como presidenciável.
Ronaldo Caiado tem mantido uma gestão marcada por fortes políticas de segurança pública e desenvolvimento econômico, áreas que lhe renderam significativa aprovação popular. Com essa aprovação, é esperado que Caiado tenha influência considerável nas eleições municipais. Seu apoio pode ser decisivo na maioria das cidades.
O MDB, aliado de Caiado, tem uma forte presença em Goiás e uma longa tradição de vitórias municipais. A sigla trabalha para lançar mais de 80 candidatos cabeças de chapa, este ano. O partido espera eleger pelo menos 50 prefeitos. Com a aliança entre o UB e MDB, espera-se que essa parceria possa resultar em campanhas vitoriosas em mais de 50% das cidades goianas.
Nos maiores municípios, a disputa será mais acirrada. Em Goiânia, por exemplo, Sandro Mabel (UB) representa a base governista. O empresário tem subido nas pesquisas, mas enfrenta nomes que possuem forte capital político, como Adriana Accorsi (PT) e Vanderlan Cardoso (PSD). Em Aparecida de Goiânia, o cenário também é competitivo. O emedebista Leandro Vilela foi escolhido para representar a aliança MDB/União Brasil. Apesar de ter entrado há pouco na corrida, as pesquisas e os apoios partidários mostram crescimento do pré-candidato.
As urnas devem confirmar aquilo que já temos percebido desde 2020: Ronaldo Caiado tem a seu favor a capacidade de traduzir sua aprovação em vitórias municipais significativas, garantindo assim a continuidade de sua influência política no estado.