DestaquesNotícias

Produção de Soja em Goiás Deve Registrar Queda de 11% na Safra de 2024

Dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgados pelo IBGE, indicam que a produção de soja em Goiás deve apresentar uma redução de 11% nesta safra, totalizando 14,9 milhões de toneladas. A previsão é atribuída aos efeitos climáticos, que também impactam outros cultivos como cereais, leguminosas e oleaginosas

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (12), a produção de soja em Goiás deve registrar uma queda de 11% nesta safra, totalizando 14,9 milhões de toneladas. Essa estimativa representa uma redução de 1,8 milhão de toneladas em comparação com a safra de 2023, que atingiu 16,7 milhões de toneladas.

A previsão de queda na produção de soja tem relação direta com os efeitos climáticos adversos que afetaram o estado. Além da soja, o impacto se estende também para outros cultivos, como cereais, leguminosas e oleaginosas, que devem registrar uma queda de 8% na produção, assim como na segunda safra de milho (-3,1%), sorgo (-12,5%) e outros.

Apesar da redução na produção de grãos, Goiás mantém uma posição de destaque no cenário nacional, contribuindo com 10,1% da produção total de grãos do país, o que o coloca como o quarto maior produtor. De acordo com dados de fevereiro de 2024 do IBGE, o estado é superado apenas pelo Mato Grosso, que lidera com 27,9% da participação, seguido pelo Paraná (13,5%) e Rio Grande do Sul (13,4%). Após Goiás, vêm Mato Grosso do Sul (8,9%) e Minas Gerais (5,7%). Juntos, esses seis estados respondem por 79,5% da produção nacional de grãos.

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!