Notícias

Postos de saúde de Caldas Novas oferecem tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Tratamento gratuito nos postos de saúde do município ainda tem vagas disponíveis

Uma excelente oportunidade para quem quer largar o vício em cigarro ou outros tipos de dependência da nicotina, como cachimbos, charutos e narguilé, são as reuniões do grupo de Tabagismo, que funciona no município de Caldas Novas há 7 anos.

Já aconteceram esta semana duas reuniões, nos ESF Santa Efigênia e Itanhanga II e nesta quinta-feira, 13, acontece a terceira, no ESF do Setor Itaguaí III, a partir das 14h30. De acordo com Leidiane Macedo, enfermeira do ESF Itaguaí III, da comissão de Tabagismo, o tratamento e o acompanhamento são feitos por uma equipe multidisciplinar, entre médico, enfermeira, farmacêutica, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social.

“Em um primeiro momento é realizada a abordagem comportamental do fumante, realizado teste de dependência química e apoio medicamentoso. O tratamento dura em torno de três meses, mas os pacientes são acompanhados conforme critério por 1 ano”, explica Leidiane.

Três novos grupos iniciam tratamento em julho. Quem quiser participar precisa procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência e deixar o nome, telefone e endereço. É determinante que a iniciativa e a força de vontade partam de quem decide parar de fumar. “Estamos fechando as inscrições e apenas quem comparecer até a próxima semana ainda consegue participar do grupo de tabagismo de julho. Se você é fumante e quer largar o cigarro, compareça. É uma ótima decisão a se tomar em favor de sua saúde”, finaliza.

Quem fuma pode ficar dependente da nicotina, substância tóxica presente no tabaco que provoca uma série de doenças graves e fatais, como vários tipos câncer e complicações cardiorrespiratórias. Essa dependência química causada pela nicotina do cigarro e outros produtos como cachimbo, charutos, narguilé e outros é reconhecida como doença pela Organização Mundial da Saúde desde 1997. Além da nicotina, o alcatrão e o monóxido de carbono também são exemplos das cerca de 4.720 substâncias tóxicas existentes na fumaça do cigarro que trazem risco à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!