Construtora vacina cerca de 70 trabalhadores contra a doença que afeta até 15% da população durante epidemia sazonal
O outono já chegou e, com ele, a mudança do clima, que deve se tornar mais seco nos próximos dias. Geralmente, neste período, os cuidados com a saúde respiratória devem ser redobrados. Doenças virais como a gripe, que acontece durante todo o ano, podem ter pico de casos. É o que aponta a Organização Panamericana de Saúde (Opas). Segundo a instituição, a enfermidade é mais frequente no outono e inverno e durante a epidemia sazonal da doença, concentrada no meio do ano, entre 5% e 15% da população pode ser infectada.
Por isso, a tradicional campanha de vacinação contra a gripe já iniciou e a expectativa do Ministério da Saúde é vacinar quase 78 milhões de pessoas do grupo prioritário neste ano, entre gestantes, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, pessoas com comorbidades e deficiência, professores, entre outros. Os demais, que não fazem parte do grupo risco, podem se vacinar adquirindo o imunizante na rede privada.
Para facilitar a vacinação dos trabalhadores, algumas empresas têm buscado fazer parcerias para disponibilizar a vacina mais barata para os interessados. Na GPL Incorporadora, cerca de 70 pessoas foram imunizadas após a empresa firmar parceria com o Sesi e obter desconto de cerca de 50% para os trabalhadores.
cordo com a coordenadora de segurança do trabalho e ações sustentáveis da empresa, Danielle Alves, a construtora também disponibilizou os imunizantes para os dependentes dos colaboradores. “Além do desconto e da ampliação para os dependentes, eles podem parcelar em até duas vezes o pagamento mediante desconto em folha salarial”, detalha a responsável pela vacinação nas obras e na sede da construtora.
Danielle ainda afirma que a vacinação aplicada na empresa protege contra a H1N1, H3N2 e as linhagem B da influenza: Victoria e Yamagata. “É uma forma que encontramos de evitar que nossos trabalhadores fiquem gripados e transmitam a doença dentro do ambiente de trabalho”, detalha a coordenadora. Ela ressalta que a aplicação da vacina acontece há 8 anos na construtora.
“Na sede, ainda houve um momento de confraternização com a visita das crianças ao local de trabalho. Como muitos pais levaram as crianças para se vacinar, foi um momento para que elas entendessem um pouco sobre o trabalho que os pais fazem no dia a dia”, explica Danielle.