Opositor russo Alexei Navalny morre em colônia penal no Círculo Polar Ártico
O líder oposicionista russo, Alexei Navalny, morreu aos 47 anos na colônia penal IK-3, onde estava detido no Círculo Polar Ártico. As causas da morte estão sendo investigadas pelo serviço penitenciário federal da Rússia
O opositor russo Alexei Navalny, de 47 anos, faleceu na colônia penal IK-3, localizada no Círculo Polar Ártico, onde estava detido. Ele havia sido transferido para essa instalação em dezembro passado e foi relatado que ele se sentiu mal após uma caminhada, perdendo a consciência quase que imediatamente. As equipes médicas tentaram medidas de reanimação, mas não obtiveram sucesso. As causas da morte estão sendo investigadas.
Conhecido como o opositor mais proeminente da Rússia, Navalny estava cumprindo uma pena de mais de 30 anos de encarceramento. Ele ganhou destaque por sua crítica à elite em torno do presidente russo, Vladimir Putin, e por denunciar a corrupção no país. Navalny também sobreviveu a uma tentativa de envenenamento em agosto de 2020, atribuída pelo Ocidente ao serviço secreto russo. Sua morte ocorre em meio a uma crescente repressão a dissidentes na Rússia.