EntretenimentoNotícias

O festival Vaca Amarela completa 15 anos e se posiciona contra a censura nas artes

Rumo aos seus 15 anos de realização, o Festival VacaAmarela acontecerá no mês que vem e já vem causando polêmicas. O festival de bandas independentes chega nesta edição com um manifesto a favor da liberdade de expressão nas artes.

O flyer é uma homenagem e um protesto ao mesmo tempo. A artista goianiense, Ana Smile, foi proibida pela justiça de fabricar e comercializar suas obras de artes que consistiam em santas estilizadas com o universo pop. Um dos produtores do evento disse ao Hora Extra que a peça da artista foi feita exclusivamente para ele ainda no ano passado, entretanto ele preferiu usar outra gravura no flyer de 2015, porém, este ano, após o que ele considera uma arbitrariedade da justiça foi feito o flyer com a intenção de chamar a atenção para causa da artista.

Nas redes sociais grupos católicos se mobilizam pelo o boicote ao festival, uma página intiulada “Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus” pede que se mobilizem para tirar a página do festival do ar: “Diante do escárnio e total falta de respeito à fé alheia, pedimos que denunciem a página do Festival Vaca Amarela. Vamos denunciar até cair, não vamos ficar quietos enquanto esse tipo de coisa acontece. Católicos Unidos!!”

Um manifesto foi feito pela organização do evento e divulgado nas redes sociais:

“Todos têm o direito de crer, inclusive no poder de transformação da arte e da cultura.

Por este texto estamos reivindicando a liberdade de expressão artística e cultural, o direito de crença e de não crença e a valorização do poder da arte, que é transgredir, ressignificar, reler, libertar e modificar o objeto e seu significado. A arte se torna combustível para o futuro, quando cria rupturas e provoca debates e reflexões com profundidade e de forma ampla, conectando crentes e não crentes.

Acreditamos que nenhuma obra de arte deveria ser alvo desse impulso religioso-político-jurídico, que pretende repreender e impedir qualquer forma de expressão que não esteja de acordo com sua própria cultura. As religiões enquanto tapam os olhos para tudo que não nasça dentro do templo, deixam de ver milagres que a arte e a cultura também realizam todos os dias.

A arte e a cultura também são os caminhos para a liberdade, para o senso crítico, para o encontro com o mais sagrado que há dentro de cada um de nós, para a construção de nossos próprios deuses.

A Vaca pode ser sagrada na Índia, enquanto é profana no Brasil. A escultura de Nossa Senhora pode ser sagrada para os católicos, enquanto não tem apelo para os evangélicos. A arte pode ser vista como algo menor por alguns, mas é necessária para a construção de identidade de grupos sociais, cidades ou uma nação.

Respeitamos TODAS as religiões, todas as formas de crença e de não crença, por isso não vemos problema algum em mixar uma santa, uma vaca, uma mulher em uma mesma obra. Entre a santa e a vaca, entre o sagrado e o profano, habita a mulher.Livre, louca, independente e empoderada.

E vamos chegando ao fim desse manifesto ao som de Caetano Veloso na voz de Gal Costa: “Vaca de assombrosas tetas, derrama o leite bom na minha cara. E o leite mal na cara dos caretas”.

Relembrem o caso:

Em fevereiro deste ano, uma petição online dirigida ao Ministério Público do Distrito Federal pedia que alguma ação fosse tomada contra uma loja de decoração que comercializava estatuetas sacras com temáticas pop.

As peças são fabricadas pela artista goiana Ana Paula Dornelas Guimarães de Lima, carinhosamente conhecida por Ana Smile.

Em junho deste ano, a Justiça de Goiás conseguiu proibir Ana de vender sua arte. Mas não bastasse esse movimento, a Arquidiocese de Goiânia resolveu apreender todo o acervo da artista.

Caso descumprisse com a “lei”, Ana poderia ser multada em até 50 mil Reais. 12 esculturas foram apreendidas.

Vaca Amarela 2016
O Festival Vaca amarela acontece nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em Goiânia, no Centro Cultural Martim Cererê.

O evento contará com a participação de Gabriel, O Pensador,Mombojó, Hellbenders, Carne Doce, Rafael Castro, Ventre, Ara Macao, Francisco El Hombre, VMG, Overfuzz e Dogman.

A organização também confirma mais outras 60 atrações, entre bandas e DJs. Ingressos e preços das entradas ainda não foram divulgados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!