Lançado na noite desta quinta-feira (5/5) em celebração ao Dia das Mães, que será comemorado no próximo domingo. Grupo de trabalho pretende reunir demandas que poderão ser transformadas em projetos de lei para tornar o ambiente mais digno para mulheres
O Grupo de Trabalho “Compre de uma Feirante” lançado na noite desta quinta-feira (5/5) em Goiânia, em celebração ao Dia das Mães comemorado no próximo dia 8, vai mapear demandas de mulheres feirantes para saber a realidade de seus trabalhos nas feiras. Um grupo de WhatsApp já reúne várias trabalhadoras que têm recebido apoio do mandato da vereadora Aava Santiago (PSDB) e o objetivo é que ele seja ampliado para recolher demandas que busquem aperfeiçoar mecanismos de projetos de lei tornando as feiras espaços mais dignos para a permanência dessas mulheres.
Apesar de ser um espaço muito ocupado por elas, as feiras, de forma geral, são deficientes em estrutura física para abrigar, por exemplo, mães com bebês de colo e crianças pequenas. O Grupo de Trabalho, a princípio, aplicará questionário com conteúdo sensível não só às demandas de estrutura e regulamentação, mas também relacionado aos desafios que a feirante enfrenta sendo mulher em um setor competitivo e seus impactos na vida familiar. “Queremos saber, por exemplo, se a mulher é mãe, se é solo, se é chefe de família, se os filhos contam com rede de apoio, se frequentam a escola, se precisa levá-los às feiras, carga horário de trabalho, entre outros questionamentos. Tudo isso para que esse ambiente se torne adequado para essas trabalhadoras e mães”, aponta a vereadora Aava.
O objetivo da ação é recolher as reivindicações do grupo e elaborar projetos que contenham propostas que as contemplem e possam permitir acesso mais democrático das feirantes no setor de forma competitiva e mais digna. “Nós sabemos de inúmeras feirantes que acordam muito cedo e precisam levar suas crianças que acabam dormindo debaixo das bancas. Precisamos criar um ambiente mais acolhedor para essas trabalhadoras e isso é urgente”, afirma Aava.
Para participar do grupo, basta entrar em contato pelo número 62 99933-9169. Todas as resolutivas e ações serão informadas às feirantes e um documento final com as demandas será entregue nas instâncias cabíveis para providências.
Para mais informações ou agendamento de entrevistas, entrar em contato com a assessora de imprensa da vereadora, Maysa Manoela, pelo telefone 62 98214-6192.
Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Goiânia