
O jovem Kauan, de 22 anos, identificado nas redes sociais como ‘Kurt Schwarz’, morreu em combate na Guerra da Ucrânia. O goiano, que se juntou às fileiras de combatentes estrangeiros, em julho deste ano morava na cidade de Anápolis, na região central do estado.
Em uma rede social, familiares e amigos lamentaram a morte de Kauan. Um ex-colega de trabalho contou que o jovem tinha o sonho de representar a Ucrânia. Segundo ele, Kauan trabalhou numa fábrica de ração e juntou dinheiro para ir para o país que está em conflito com a Rússia, mas levou um ‘golpe’. Ele era determinado e amava armas. Ele sempre foi muito acelerado, gostava de jogar paint-ball’, enfatizou o ex-colega.
Após o golpe, Kauan começou a trabalhar em um restaurante de comida oriental, ‘conseguiu se reerguer e realizar o sonho dele’ , destacou o conhecido.
O restaurante em que Kauan trabalhava divulgou uma nota a respeito: ‘Neste momento de dor, nos solidarizamos com a família, amigos e todos que tiveram o privilégio de conviver com ele, deixando nossos mais sinceros sentimentos’, diz parte da nota.
Guerra na Ucrânia
A guerra começou em 2022 após a Rússia invadir a Ucrânia e fazer vários ataques. Em novembro, a Ucrânia anunciou um período de consulta com aliados para pôr fim ao confronto depois que os Estados Unidos (EUA) elaboraram um plano de paz para o conflito e pressionaram o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a aceitar a proposta.
O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) tem emitido alertas constantes para que brasileiros não se envolvam no conflito na Ucrânia, enfatizando os riscos extremos à vida e as dificuldades burocráticas e logísticas em caso de ferimento ou morte.







