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Goiânia receberá a maior obra de arte 3D da América Latina, que ficará instalada na futura central da Flamboyant Urbanismo

Uma iniciativa assinada pelo Grupo Flamboyant, que convidou a renomada artista visual Ananda Nahú para materializar uma obra inspirada em Goiânia. A artista é reconhecida entre as mais influentes do Brasil pela CNN Style e pela editora Phaidon

Muralismo, um movimento artístico que ganha cada vez mais projeção, é a escolha do Grupo Flamboyant para uma nova intervenção artística na capital goiana. Desta vez, a artista brasileira de influência internacional Ananda Nahú foi convidada a representar importantes referências da cultura goiana em um intenso processo criativo, que promete dar forma à maior arte 3D da América Latina. O local escolhido é a futura central da Flamboyant Urbanismo que, aos poucos, ganha contornos de um gigantesco mural, repleto de elementos que evocam a goianidade. A obra de arte ainda prevê uma instalação artística em lonas de 360 graus, que se estenderão pela fachada do empreendimento. Enquanto ganha vida, neste mês de outubro, o mural de arte a céu aberto segue sendo pintado à mão pela artista.

Com uma paleta de tons flamejantes, que varia do vermelho ao dourado, a obra evidencia elementos como o pôr do sol, a terra fértil e as riquezas produzidas no Estado, numa intensa alusão ao crescimento que floresce em Goiânia. A natureza é representada de várias formas, destacando o flamboyant, árvore típica da cidade, enquanto a força e a cultura do artesanato são celebradas em trançados que remetem à palha, valorizando o apreço por trabalhos manuais. A aplicação das lonas, que ocorrerá em fase posterior, tem como proposta agregar movimento e estética, refletindo a moda, a sofisticação e o design, tão valorizados no mercado goiano.

Com quase duas décadas de carreira, Ananda Nahú é pintora, muralista e artista, reconhecida pelo multiculturalismo visual. Sua obra se destaca pelo extenso estudo de referências antropológicas, que conferem um estilo inconfundível. Especializando-se em valorizar traços culturais de diferentes sociedades, Ananda é reconhecida por resgatar a história da arte das diversas nacionalidades para a contemporaneidade, ressignificando antigas manifestações artísticas para atender às necessidades de expressão da atualidade.

“O trabalho exclusivo que estamos desenvolvendo em Goiânia é pensando para celebrar essa diversidade de valores. Minha arte defende o propósito de representar elementos que criem conexão com cada cidade. Queremos que as pessoas se sintam em casa ao ver o mural, pois as referências são do Estado e de uma empresa que faz parte da história de transformação da cidade em vários aspectos. O urbanismo nada mais é do que a organização dos espaços ao passo que o mural organiza importantes traços da cultura, numa materialização urbana que se traduz em arte”, antecipa a Ananda sobre sua inspiração e processo criativo.

Com uma carreira artística extremamente reconhecida no exterior, Ananda Nahú dedicou-se ao estudo das artes e sua aplicação em ambientes urbanos. Somente na África, Estados Unidos, Reino Unido e Brasil já são mais de 20 participações em importantes feiras de arte, exposições coletivas e individuais, consolidando uma forte presença no mercado de arte europeu e americano. A artista explica que o seu desenvolvimento profissional também foi influenciado por movimentos como grafite, técnica muito diferente do muralismo.

Ananda também participou de projetos artísticos-sociais da ONU, União Europeia, Cleveland Foundation, CEC Arts Links / Rockefeller Foundation, projeto Xalabas Di Kumunidadi, The Point CDC NYC, Simon Bolivar Foundation, Casita Maria Center for Arts & Education, Bronx Health Reach e NYCHA (New York City Housing Authority).

Além disso, a artista é referência em trabalhos para marcas renomadas como Nike, Gucci, Ride with Via, Bloomberg, além de assinar vários murais fixos na Marsh & McLennan, YWCA (a maior e mais antiga organização multicultural de mulheres dos EUA), ThoughtWorks e Marina da Glória. A estética, outro ponto forte de Ananda, ainda conquistou a marca norte-americana Kohler, líder na fabricação de louças e metais de alta qualidade, que estampa as criações de Ananda em peças de altíssimo padrão.

Valorização da arte e novas referências artísticas

A proposta de presentear Goiânia com novas referências em arte é uma iniciativa que se destaca na trajetória do Grupo Flamboyant. O Salão Nacional de Arte de Goiás – Prêmio Flamboyant, por exemplo, contou com seis edições anuais realizadas no Flamboyant Shopping até 2006, envolvendo ativamente nomes como Gilberto Chateaubriand, Agnaldo Farias (SP), Luiz Camillo Osorio (RJ), Katia Canton (SP), Milton Machado (RJ), Moacir dos Anjos e muitos outros.

A cada edição, as obras de arte dos premiados eram adquiridas passando a integrar o acervo Lourival Louza, uma das coleções disponíveis para visitação no Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC) – Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON).

Outra iniciativa emblemática ocorreu em 2013, quando a artista japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake trouxe sua icônica assinatura em aço com exclusividade a Goiânia.

Em março de 2023, o empreendimento entregou a escultura Camelocama, uma cédula da obra Dengo, assinada pelo artista contemporâneo Ernesto Neto. Atualmente, a Flamboyant Urbanismo exibe em seu Espaço Gentileza Flamboyant, na Avenida H, no Jardim Goiás, um ambiente especial, que convida a contemplar uma obra de arte assinada pela artista plástica Iêda Jardim. Inspirada na rosácea do Flamboyant, uma imponente parede de azulejos que mede mais de 100m², chama atenção com sua estética flamejante e exuberante.

Não por acaso, outubro, mês de celebração do aniversário do Flamboyant Shopping e de Goiânia, a capital se evidencia com um novo referencial em estética e arte. O Muralismo foi escolhido por seu ineditismo e suntuosidade e promete enriquecer o legado do Grupo Flamboyant na valorização das artes.

Mais sobre a trajetória de Ananda Nahú https://www.anahu.com/

Em 2015 foi selecionada pela CNN Style e pela Phaidon como uma das artistas mais influentes do Brasil. Em 2016 quebrou o recorde nos Estados Unidos, onde pintou o maior mural do estado de Ohio, financiado pela Cleveland Foundation, a maior e a mais antiga Fundação dos EUA.

Atualmente seus trabalhos estão sendo estudados pelas crianças da 6° serie através do livro de arte material este presente nas escolas em todo o país pela editora Moderna, Santillana Educação e FTD.

Em 2021 pintou o terceiro andar inteiro do Rosewood Sao Paulo e em 2022 assinou o tapete de entrada e lobby do prédio Aya, ambos empreendimentos do complexo cultural Cidade Matarazzo.

Em 2023 lançou internacionalmente com a KOHLER sua própria linha de produtos para casa com edição limitada em comemoração aos 150 anos da empresa.

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