Detran de Goiás está mais acessível
Com a proposta de se aproximar cada vez mais do cidadão, o Detran-GO tem buscado aprimorar as condições de acessibilidade aos espaços físicos e aos serviços. Nesta semana, a sede da autarquia, na Cidade Jardim, passa a contar com piso tátil. Cerca de 400 metros do piso com textura e cor diferenciadas estão sendo instalados nos corredores e espaços de circulação do público.
O piso tátil tem a função de orientar pessoas com deficiência visual ou baixa visão, sendo considerado essencial para dar autonomia e segurança no dia a dia. Segundo o presidente Manoel Xavier Ferreira Filho, o objetivo é facilitar o tráfego e o acesso de deficientes visuais às dependências da autarquia. “Como gestores públicos, temos a obrigação de oferecer acessibilidade à população”, alerta.
Estão sendo instalados dois tipos de piso tátil, o de alerta e o direcional. O de alerta, ou de bolinha, é instalado em início e término de escadas; em rampas de acesso às calçadas ou mesmo para alertar quanto há um obstáculo. O direcional tem a função de orientar o trajeto. Em locais amplos onde não tem ponto de referência que seja detectado com a bengala, o piso tátil direcional serve como guia.
Além do piso tátil, o Detran-GO disponibiliza ainda de um quiosque com tradutores de libras. Os profissionais ficam à disposição durante todo o horário de funcionamento da sede para oferecer suporte e orientar o atendimento à pessoas com deficiência auditiva.