Goiânia discutirá cartilha e seminário para bares após articulação de Thialu
Vereador intermediou diálogo com entidade que representa o segmento e, no encontro desta quarta, reuniu cerca de 20 empresários no Paço Municipal

Uma reunião realizada na tarde desta quarta-feira (26), no Paço Municipal, definiu a organização de um seminário com representantes das pastas fiscalizatórias e a criação de uma cartilha com as exigências legais para a operação de bares e restaurantes em Goiânia.
O material será desenvolvido pela administração municipal para orientar os empresários do setor, atendendo sugestão do segmento em agenda articulada pelo vereador Thialu Guiotti (Avante). O parlamentar tem atuado junto ao Paço Municipal para que a gestão crie um ambiente de regularização para os estabelecimentos da capital.
O encontro foi organizado pelo vereador, em parceria com o Sindibares Goiânia, para dar continuidade ao debate iniciado na segunda-feira (24) com o prefeito Sandro Mabel. A primeira reunião tratou das ações de fiscalização realizadas no município, que resultaram no fechamento de bares no último fim de semana.
O secretário de Eficiência da Prefeitura de Goiânia, Fernando Petternela, afirmou nesta quarta-feira (26) que a administração municipal busca garantir condições para que os empresários se regularizem. “Estamos aqui para transmitir uma tranquilidade para as pessoas do ramo de bares. A determinação do prefeito é para que tudo seja regularizado sem atropelo, sem prejudicar nenhum pai de família e é isso que nós vamos produzir”, disse.
Thialu defendeu celeridade nos processos de licenciamento e alvarás e destacou a importância econômica do setor. “O poder público precisa tratar bem quem gera emprego na cidade e faz a economia girar”, afirmou. “Temos empresários que possuem 90 funcionários registrados, são 90 pais de família que não podem deixar de levar comida para casa”, defende.
Para o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Pereira, o diálogo com a administração tem sido produtivo. “Nós orientamos todos os nossos empresários a andarem na lei, então nós vamos trabalhar nesse sentido para que todos possam adequar os seus estabelecimentos para que não sofram maiores sanções no futuro”, disse.
A administração também estuda a possibilidade de firmar Termos de Ajuste de Conduta (TAC) individuais com empresários enquanto a documentação é regularizada, para que os estabelecimentos não fiquem fechados enquanto os processos são finalizados.
Participaram da reunião o chefe de gabinete do prefeito, Thiago Ferreira, o secretário de Eficiência, Fernando Petternela, o presidente do Sindibares Goiânia, Newton Ferreira, o auditor de posturas André Oliveira Barros, e cerca de 20 empresários.






