Goiânia amanhece coberta por neblina
Segundo o meteorologista, não há como prever a formação de neblina. Fenômeno ocorre quando há saturação da umidade.

Goiânia amanheceu coberta por neblina nesta quinta-feira (27). O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que o fenômeno ocorre quando há condensação do vapor da água. ” É quando você vê materializadas as gotículas de água na atmosfera. É como se você chegasse a 100% da saturação da umidade, você vê as partículas de água materializada”, esclareceu.
Amorim explicou que essa condensação acontece junto à superfície devido ao resfriamento do ar quente e úmido entrando em contato com o solo frio ou superfície líquida. Segundo o meteorologista, não há como prever a formação de neblina, por não existir um equipamento para isso. Mas é possível observar alguns marcadores como a ocorrência de chuvas na região.
“Neblina surge da seguinte forma: quando o solo está úmido, em razão principalmente das chuvas, a umidade local tende a aumentar por causa da evaporação da água. Durante a madrugada e o período da manhã, quando as temperaturas são as menores do dia, essa água tende a condensar, formando aquela fumaça branca que nos atrapalha a enxergar o que está a nossa frente”, esclareceu.
De acordo com a previsão do tempo para esta quinta-feira (27), Goiânia pode ter variação de nebulosidade com pancadas de chuvas isoladas, com umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%. Em Goiás, a previsão é de formação de chuvas e tempestades com rajadas de vento e raios.







