

O planejamento urbano das novas cidades em Mato Grosso está focado em crescimento sustentável e ordenado, integrando mobilidade, acessibilidade, inclusão e tecnologias inteligentes. Exemplos incluem o “Master Plan Cidade Nova” de Sorriso, que cria eixos de expansão, ciclovias, parque linear e usos mistos, e projetos como a cidade de Boa Esperança do Norte, um novo município com desenvolvimento planejado. Os debates atuais também incluem a melhoria da infraestrutura existente para lidar com o rápido crescimento e a segregação socioespacial, buscando um desenvolvimento mais inclusivo e democrático.
O planejamento integrado tem foco em projetos que consideram a cidade como um ambiente multidisciplinar, com interseções entre os aspectos políticos, socioeconômicos e sociais.
A expansão planejada através da criação de eixos de expansão com vias de acesso organizadas, viadutos e áreas com uso misto (residencial, comercial e de serviços) para evitar o crescimento desordenado.
A mobilidade sustentável inclui as ciclovias arborizadas e vias locais projetadas para um fluxo de tráfego mais fluido, priorizando a qualidade de vida e a sustentabilidade.
Preservação ambiental tem como meta a Integração de áreas verdes, como parques lineares ao longo de córregos, para a proteção de recursos naturais, biodiversidade e criação de espaços de lazer.
Inovação e tecnologia com a utilização de conceitos como o de “cidade inteligente” para planejar a expansão com base em sustentabilidade, design inteligente e acessibilidade.
O crescimento populacional em municípios como Lucas do Rio Verde e Sinop exige planejamento para infraestrutura, habitação e serviços públicos adequados, são desafios a enfrentar, além do combate à segregação socioespacial, falta de infraestrutura e acesso desigual a serviços básicos.
Goiânia é uma cidade que nasceu planejada e tem que dar continuidade aos conceitos de cidade verde e sustentável, já definida pelo projeto original desenvolvido por Atílio Correa Lima, que infelizmente sofreu modificações ao longo de sua história.
A atual gestão tem o compromisso de manter a cidade como capital verde , a cidade jardim e a metrópole das praças e bosques, onde o pedestre e o transporte coletivo são a prioridade.







