O valor do frete rodoviário caiu em Goiás e em outras três regiões do país, Nordeste, Norte e Sul, de acordo com o último boletim logístico da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na última quarta-feira (28). A análise aponta para a redução dos preços de fretes rodoviários em janeiro em quatro regiões do país.
Em Goiás e no Mato Grosso, mesmo com o aumento da demanda por caminhões no início da safra de grãos, houve uma desaceleração nos valores cobrados pelos transportadores. No Maranhão, a redução também foi observada devido à baixa demanda durante o período de entressafra. O documento também destaca a queda nos preços dos fretes no Paraná, especialmente devido à previsão de quebra acentuada da safra de soja.
Outros estados como Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul também registraram variação negativa nos preços dos fretes, entre 3,6% e 4%. O boletim mensal da Conab coleta dados em dez estados produtores, analisando os aspectos logísticos do setor agropecuário, posição das exportações dos produtos agrícolas, fluxo de movimentação de cargas e principais rotas utilizadas para escoamento da safra.
Além disso, o documento fornece informações sobre a movimentação de estoques da Conab, realizada por transportadoras contratadas via leilão eletrônico.