DestaquesNotícias

Anápolis atinge nota B de Capacidade de Pagamento pela primeira vez na história, destaca prefeito

Prefeito Roberto Naves celebra conquista inédita para as contas públicas de Anápolis, que alcança nota B de Capacidade de Pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Melhora na gestão fiscal abre portas para investimentos e operações de crédito na cidade

Pela primeira vez na história, Anápolis alcançou a nota B de Capacidade de Pagamento (Capag) junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), garantindo o selo de bom pagador e viabilizando operações de crédito e investimentos na cidade. O prefeito Roberto Naves anunciou a boa notícia durante a sessão de prestação de contas, relativas ao último quadrimestre de 2023, destacando o feito como um momento histórico para o município.

Durante o anúncio, o prefeito ressaltou o compromisso da gestão municipal em alcançar esse objetivo, destacando que após sete anos com Capag C, Anápolis agora entregará a Prefeitura com Capag B. Ele enfatizou que a conquista reflete o esforço conjunto de toda a equipe e a correta utilização dos recursos oriundos do governo federal.

A Capag é uma análise da capacidade de pagamento que avalia a situação fiscal dos entes subnacionais que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União. A obtenção de notas mais altas facilita operações de crédito e sinaliza aos investidores privados a robustez fiscal do município. Três critérios são considerados na avaliação: endividamento, relação despesa corrente/receita corrente ajustada e liquidez.

Em Anápolis, a redução do endividamento, aliada a uma melhora na relação entre despesa corrente e receita corrente, foram fatores determinantes para o avanço da nota para B. Além disso, a alta liquidez, evidenciada pela relação entre obrigações financeiras e disponibilidade de caixa, contribuiu para o resultado positivo.

Apesar da redução nos repasses estaduais e federais, Anápolis conseguiu suprir os prejuízos com a elevação da arrecadação de tributos municipais. A gestão fiscal responsável também se reflete no controle dos gastos com pessoal, que se mantém abaixo do limite prudencial estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Outros indicadores positivos incluem os investimentos em Saúde e Educação, que superam os percentuais mínimos exigidos por lei. Além disso, a gestão de Roberto Naves conseguiu liquidar a dívida de precatórios, que ultrapassava os R$ 70 milhões ao assumir a administração em 2017.

A conquista da nota B de Capag representa não apenas um marco histórico para Anápolis, mas também um reconhecimento do esforço conjunto para o fortalecimento da saúde financeira do município e o estímulo ao desenvolvimento econômico e social da região.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!