Notícias

Em Valparaíso, jovens têm oportunidade de vivência no mundo do trabalho

Com objetivo de inserir o adolescente no mercado de trabalho, e também, colaborar para a redução dos riscos sociais, a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, em parceria com o Programa Jovem Cidadão, está garantindo aos jovens valparaisenses a oportunidade de vivência no mundo do trabalho.

Segundo a coordenadora do Programa Jovem Cidadão em Valparaíso de Goiás, Claudia Braga, cerca de 50 jovens com idades de 14 a 18 anos incompletos já estão trabalhando nos órgãos da Prefeitura – Secretaria de Saúde, Infraestrutura, Administração e Recursos Humanos, Educação, Susfim e Superintendência Tributária.

Os adolescentes têm vínculo empregatício regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), de acordo com a Lei do menor aprendiz 10.097/2000. Os jovens recebem meio salário-mínimo, vale-transporte e contam também com o FGTS e INSS.

Os jovens trabalham quatro dias por semana, com carga horária de quatro horas por dia. Uma vez por semana frequentam o curso de qualificação ministrado pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), que mantém convênio com o programa Pró-Cerrado e Pró-DF. As aulas ministradas pela Renapsi abordam o comportamento do jovem na empresa, compromisso, empreendedorismo, entre outros assuntos importantes para a qualificação do jovem.

O jovem aprendiz Luis Gustavo (17), está cadastrado no programa há três meses, para ele o programa é importante para seu aperfeiçoamento no mercado de trabalho, “terminei o ensino médio agora e sei que tenho que correr atrás de tudo, então já tenho a ideia de como é a pressão em um ambiente de trabalho. Usei o cartão da minha mãe para comprar alguns tênis e agora estou pagando essa parcela com o meu salário, essa é uma sensação muito boa porque mostra que estou me esforçando, me sinto mais independente”, destacou.

Para a coordenadora Claudia Braga, é muito gratificante acompanhar o Projeto da Secretaria Cidadã, “além de proporcionar o início de uma carreira profissional, muitos desses jovens têm depoimentos marcantes de mudança de vida. Alguns ajudam na despesa de casa, outros já dão importância à conquista de bens”, concluiu.

O Programa Jovem Cidadão faz parte das ações da Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho, a Secretaria Cidadã do Estado de Goiás, e está presente em todos os 246 municípios do Estado de Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!