Em Goiânia, companhias de teatro se apresentam gratuitamente dentro do XV Festival da FETEG.
Ao todo serão 12 dias de uma programação cultural aberta e gratuita, voltada a toda população de Goiânia e Aparecida de Goiânia. Ao chegar à sua 15ª edição, o Festival de Teatro da FETEG busca o fortalecimento do diálogo entre artistas e público, entre produtores, técnicos e artistas, entre o poder público e os produtores culturais, entre os espaços culturais e os programadores locais. Peças cômicas e dramáticas, criadas para o público adulto ou infanto-juvenil, com propostas cênicas clássicas ou contemporâneas, ou obras compiladas por meio de coletivos de grupos, todo esse trabalho será colocado em cena, descortinando uma cena artística goiana atual e intensa, que mostra força e competência para ganhar palcos de diversas partes do mundo. Os participantes são todos integrantes da Federal de Teatro de Goiás. O evento conta com recursos da Belcar Caminhões, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Seduce, Governo de Goiás, e com o trabalho da equipe da Lúdica Produções.
Espetáculos como o Cabra Que Matou as Cabras, da Cia de Teatro Nu Escuro, ou A Clara do Ovo, de Danilo Alencar, ambas do ano de 2004, ou ainda o espetáculo Dalí, criação mais recente encenada pela atriz Adriana Velozo, que tem a direção do consagrado Hugo Rodas, ou Katatonisch, do Grupo Bastet, que estreia durante o XV Festival FETEG, todos fazem parte desse roteiro, que passeia por uma história de décadas de encenações e aplausos, em Goiás, no Brasil e no mundo.
Segundo a coordenação do Festival, a proposta é mesmo traçar essa linha biográfica do teatro goiano, além de fomentar a produção, circulação e apreciação desses trabalhos, o aperfeiçoamento e profissionalização do meio, além da formação de público e plateia.
A própria FETEG ressalta em seu projeto: “A realização e continuação do evento busca garantir apoios e patrocínios para ampliar o campo de possibilidades dos artistas, oferecendo ao público espetáculos de qualidade, garantindo a sustentabilidade dos grupos, colaborando na formação de novas companhias e criando condições para que a população, de um modo geral, tenha maior acesso aos bens culturais.”
Um debut cheio de cena
Ao completar 15 anos, o Festival de Teatro da FETEG traz em sua caixa cênica os elementos necessários para amplificar a identidade e fortalecer os elos das correntes teatrais do nosso estado, construídas com a persistência, o talento e a grandeza de quem acredita que a arte é lugar imperioso para a existência de uma realidade menos frívola e mais humanal.
O Festival de Teatro da FETEG é esta adolescente criativa e faceira, vestida com esvoaçante rotunda, calçada com borracha de linóleo, pintada com pasta d´água, penteada por movimentos contemporâneos, iluminada pela ribalta, que só se acende ao entrar em cena a locomotiva da produção teatral.
É evento, mas não é eventual. Processa-se como moto-contínuo. Perenidade própria do fazer cênico, que não se abrevia em instantes ou dias, mas no labor diário de mentes que só funcionam se houver a divisão entre a escuridão dos bastidores e a clareza do proscênio. Não é assim a vida própria vida?
Pois que sejam 12 dias. Mas queremos que você, respeitável público, saiba que neles estarão contidos o trabalho de décadas dos artistas de nossa Federação.
Em números:
12 dias de espetáculos: 17 a 29 de agosto de 2017
19 espetáculos: da tragédia à comédia, 19 companhias em cena.
2 cidades e 4 equipamentos culturais: Goiânia (Teatro Zabriskie, Teatro Sonhus, Teatro do IEG) e Aparecida de Goiânia (Teatro Cidade Livre).
1 Bosque dos Buritis e 1 Praça Universitária.
2 Escolas Públicas.
2 Diálogos e mais 10 oficinas
SERVIÇO:
XV Festival de Teatro da FETEG – Federação de Teatro de Goiás
Datas: De 17 a 29 de agosto de2017
Locais: Teatro Zabriskie, Teatro Sonhus, Teatro do IEG e Teatro Cidade Livre
Ingressos: GRATUITOS
Mais informações: www.feteg.com.br
Facebook e Instagram: @festivalfeteg