“Chapa compromisso” apela para notícias falsas
ELEIÇÕES DA OAB
Vitimização é a última tentativa da “Chapa Compromisso” de segurar o crescimento de Pedro Paulo
Nessa reta final de campanha pela Presidência da OABGO, com o cenário já mais definido com a polarização entre Rafael Lara e Pedro Paulo, em que Rodolfo Otávio e Valentina Jungmann já cogitam até mesmo desistirem de suas candidaturas porque não conseguem atingir sequer 02 dígitos nas intenções de voto, as pesquisas tem demonstrado que o oposicionista Pedro Paulo tem hoje vantagem de 6 pontos, que passa dos limite de empate técnico, e deve continuar liderando e aumentando a vantagem nesses últimos dias até a eleição que ocorrerá em todo o estado de Goiás no dia 19 de novembro próximo.
Como última tentativa de segurar esse distanciamento de Pedro Paulo, a campanha do situacionista Rafael tem partido para agressões, republicando vídeos e acusações usadas em 2018 e que já foram comprovadas serem mentirosas e falsas, além de um plano B, de se vitimizar, postando até mesmo o vídeo de um caminhão destruindo uma tenda de campanha do grupo situacionista, sem indicar data e hora.
Espera-se, inclusive, a criação de algum factoide, visando vitimizar Rafael Lara nessa reta final, para tentar algo novo, já que nada tem segurado o crescimento de Pedro Paulo.
Em eleições tradicionais isso não é novo; os próprios candidatos simulam ataques a suas casas, a seus carros, supostos tiros em suas portas, supostos sequestros, supostas cartas ameaçadores, supostas agressões físicas ou verbais sofridas, sempre no intuito de se vitimizar perante o eleitorado às vésperas da eleição.
A Chapa Compromisso, dizem, recorrerá a uma fantasia dessa.
Circula na redes sociais um áudio do advogado de nome Giovanny Bueno, determinando aos apoiadores de Rafael Lara, cuja campanha tem esse “pastor-animador” como um dos coordenadores, que dissemine e veicule um vídeo que fizeram e que acusa o candidato Pedro Paulo Medeiros de ter supostamente envolvido em irregularidades no Exame de Ordem de 2007.
Esses últimos dias exigirão dos candidatos, e de sua militância, muito sangue frio e tranquilidade.
Pedro Paulo cresce e vantagem aumenta para sete pontos
O pré-candidato a presidente da OAB, Pedro Paulo de Medeiros, cresce e amplia a vantagem para os adversários na corrida eleitoral pela presidência da Ordem em Goiás. É o que mostra a nova rodada da pesquisa Fortiori, divulgada na manhã deste domingo. De acordo com o Instituto Fortiori, Pedro Paulo chega a 43% das intenções de votos válidos, contra 36% de Rafael Lara, o candidato da situação, uma diferença de sete pontos percentuais, quatro a mais que a pesquisa feita em setembro. Na terceira posição, aparece Rodolfo Mota, com 11% e, em quarto Valentina Jungmann, com 10%.
Os números são em votos válidos, ou seja, sem os índices de nulos, brancos e indecisos. É dessa forma que a comissão eleitoral divulga os resultados no dia da eleição.
Sentimento de mudança
A liderança ampla de Pedro Paulo de Medeiros reflete um forte sentimento de mudança manifestado pela advocacia de Goiás. Pela pesquisa Fortiori, 63% dos advogados dizem preferir a eleição de quem represente mudança e não faça parte da atual gestão, contra apenas 30% que defendem continuidade.
A pesquisa Fortiori foi realizada entre os dias 27 e 29 de outubro e ouviu, por telefone, 350 advogados em todo o estado. A pesquisa está registrada na Comissão Eleitoral da OAB de Goiás.
Veja os números:
- Intenção de Voto (Votos Válidos)
Pedro Paulo – 43%
Rafael Lara – 36%
Rodolfo Otávio – 11%
Valentina Jungmann – 10%
- Rejeição
Rafael Lara – 26%
Rodolfo Otávio – 18%
Valentina Jungmann – 14%
Pedro Paulo – 14%
fonte: (correlata Goiás 24 horas)