Com base nas propostas dos anos anteriores, professor do Colégio Integrado aposta em alguns assuntos que têm maior relevância no contexto deste ano
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma etapa de muita importância para o cálculo do resultado final do candidato. Isso porque é a única prova na qual é possível tirar nota 1000, o que equivale a 20% da nota. Por essa razão, ainda que os alunos estejam afiados com relação a todos os requisitos para a obtenção de uma boa nota nesta prova, o tema que norteará a dissertação é sempre motivo de muita ansiedade, já que ele só será conhecido no momento da realização do 1º dia do exame, que, neste ano, será no próximo domingo, 13.
Nas últimas três edições do Enem regular e impresso, em 2019, 2020 e 2021, foram cobrados temas relacionados à cultura, saúde e cidadania, com os recortes do cinema, saúde mental e registro civil, respectivamente. Para o professor de Redação do Colégio Integrado, Rafael Bonifácio, deve-se esperar, para 2022, algo que caminhe para uma direção diferente dessas mais recentemente abordadas. O professor aposta, portanto, em seis eixos temáticos mais prováveis para esta edição:
- O sistema carcerário brasileiro – principais dificuldades, o processo de ressocialização e a escolarização nas penitenciárias;
- Mobilidade urbana: a integração do fluxo de pessoas, mercadorias e ideias no espaço geográfico das cidades brasileiras, levando em conta a sustentabilidade, em razão do crescimento desordenado das cidades;
- Segmentos sociais – indígenas e pessoas idosas: a reconfiguração da sociedade brasileira e a garantia dos direitos sociais desses grupos;
- As transformações do trabalho diante da inserção do modelo remoto de organização de prestação de serviços;
- Tecnologia e emancipação social: como diminuir a desigualdade digital no Brasil?
- Turismo sustentável e a preservação dos recursos naturais brasileiros.
Rafael reforça, contudo, que mais importante do que tentar desvendar o mistério sobre o tema da redação é garantir que, ao se realizar a prova, o aluno encontre calma para buscar em seu repertório pessoal ideias e argumentos que possam enriquecer a proposta de texto, conforme as competências estabelecidas no edital. “A leitura de mundo do candidato e as outras disciplinas estudadas ao longo do ano são ferramentas que podem ser usadas para construir uma excelente estrutura de texto, desde que utilizadas da maneira correta”, arremata.