NotíciasPolítica

Eleições 2022: como elas vão impactar seus investimentos e os cuidados que você precisa ter

O mercado financeiro e a política tem uma relação bastante estreita e diretamente proporcional. Em época de eleições, é preciso redobrar a atenção com relação ao cenário político, uma vez que as decisões deste momento podem afetar diretamente o crescimento e desenvolvimento do país e, consequentemente, influenciar a volatilidade e a rentabilidade dos investimentos. Toda empresa, empreendedor, empresário ou até mesmo, pessoas físicas que costumam investir como uma forma de preservar ou ampliar seu patrimônio precisa entender como, quando e onde aportar para obter um resultado favorável. Prever essas questões com o máximo de clareza pode ser o diferencial entre crescer ou ir à falência.

As decisões políticas acabam por influenciar as taxas de juros e o comportamento da bolsa de valores. O mercado financeiro é dinâmico e um aperto na condução da política monetária pode aumentar a taxa de juros, que consequentemente influencia as ações e por fim, o comportamento dos investidores e consumidores. Quanto mais estável é a situação política de um país, por exemplo, mais favorável fica o mercado de investimentos e claro, o mercado de capital também é altamente influenciado pela performance dos grandes mercados mundiais.

Para saber mais sobre essas influências, conversamos com Alison Correia, um dos principais influenciadores do setor de finanças do Brasil e CEO da TopGain, plataforma informativa sobre investimentos, que diz que estamos passando por um momento histórico de impacto no bolso. “Estamos passando pela fase de menor volatilidade em um período pré eleição da história, ou seja, os preços não estão variando muito em um curto período de tempo”, diz Alison, que também compartilha diariamente sua visão de mercado e ensina seus seguidores as questões mais técnicas do ramo. “Mesmo que você não esteja acompanhando a corrida eleitoral, independente de quem for eleito, isso vai afetar seu bolso de forma direta ou indireta”, completa.

Para quem quer tomar um cuidado extra nesse momento, Alison também dá algumas dicas para se preservar e obter mais lucro, veja:

Evite empresas sob influência do governo: Empresas que estão atreladas à cartilha do governo podem ter maior volatilidade em ano eleitoral porque costumam ganhar destaque em discussões, aumentando a instabilidade delas no mercado.

Tenha cautela ao escolher investimentos: Consulte analistas e acompanhe o mercado financeiro com quem entende do assunto e pode te ensinar na prática. Alison Correia, por exemplo, opera investimentos diariamente em seu Instagram, de forma educativa para ensinar seus alunos em @topgainoficial e @alisoncorreia.

Observe a taxa de juros (Selic): A taxa básica de juros da economia (Taxa Selic) pode sofrer variações a cada 45 dias, quando o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) se reúne para apurar o valor. Sua próxima reunião está prevista para os dias 20 e 21 de setembro, tanto para discutir os rumos da taxa Selic, quanto a situação econômica do Brasil.

Se atente às mudanças no cenário político: Quanto mais perto chega do dia das eleições, mais variações podem acontecer no cenário político, desencadeando mudanças econômicas. Acompanhar o mercado financeiro também significa acompanhar o cenário político e social.

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!