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Defensoria leva atendimento à população de Niquelândia em parceria com o TJGO

A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) participa, nos dias 4 e 5 de novembro, de mais uma edição do Justiça Itinerante, em Niquelândia. Os atendimentos serão realizados das 9 às 17 horas no Parque Agropecuário de Exposições, localizado na Avenida Brasil, nº 1165, Setor JK.
A ação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), tem o objetivo de aproximar os serviços do sistema de justiça da população, especialmente daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa busca garantir o acesso efetivo a direitos fundamentais, oferecendo assistência jurídica integral e gratuita à comunidade, com orientações e encaminhamentos em diversas áreas do direito.
Com o Defensoria Itinerante, a DPE-GO busca atender, até 2027, pelo menos 40 municípios por ano, garantindo o acesso à justiça em localidades que ainda não contam com unidade instalada. Além disso, também pretende aumentar o número de atividades judiciais e extrajudiciais em 10%, em comparação ao ano anterior, e realizar 90 ações itinerantes anualmente. Assim, a Instituição segue seu Planejamento Estratégico para o biênio 2025-2027, expande sua atuação e amplia sua presença em todo o território goiano.
Durante o evento, a Defensoria Pública oferecerá os seguintes serviços:
– Atendimento e orientação jurídica em geral;
– Divórcio consensual;
– Divórcio sem acordo, sem filhos menores e sem bens;
– Dissolução de união estável (consensual);
– Reconhecimento de união estável com conversão em casamento;
– Acordo para regularização de guarda;
– Acordo para regularização de pensão alimentícia;
– Reconhecimento de paternidade/maternidade (biológica e socioeafetiva);
– Realização gratuita de exames de DNA para reconhecimento de paternidade/maternidade;
– Pedido judicial para correção de certidões (nascimento, casamento ou óbito);
– Alteração judicial de prenome e gênero de pessoas trans, maiores de 18 anos;
– Pedido extrajudicial de 2º via de certidão de nascimento, casamento ou óbito;
– Pedido de isenção de taxa para emissão de RG.
Para o atendimento, é necessário que a pessoa interessada tenha em mãos os seguintes documentos:
– Identidade e CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
– Comprovante de endereço atualizado (últimos dois meses);
– Certidões de nascimento e/ou casamento;
– Comprovante de renda (último contracheque/carteira de trabalho);
Na falta de comprovante de renda, também podem ser utilizados para comprovar a necessidade econômica:
– Comprovante de recebimento dos valores recebidos por serviços prestados como autônomo;
– Extrato de benefício INSS;
– Extrato de conta bancária dos últimos três meses;
– Três últimas contas de energia ou de água;
– Cartão benefício do governo (Bolsa Família/Renda Cidadã);
– Extrato FGTS e PIS;
– Extrato de negativação em órgão de proteção ao crédito (SPC/Serasa);
– Consulta à restituição do Imposto de Renda (caso declare Imposto de Renda, apresentar a declaração completa dos dois últimos exercícios).
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