
Bruxelas, a capital e maior cidade da Bélgica
O velho e o novo, o belo e o feio, o verde e o concreto, o chique e o simples estão todos misturados neste grande caldeirão que é Bruxelas

Um destino que atrai visitantes todos os anos pela riqueza de sua história, monumentos e museus incríveis, gastronomia de qualidade, e sua importância no cenário político do Velho Continente, além de sede do Parlamento Europeu, também abriga a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. Anualmente, na praça acontece o Mercado de Natal de Bruxelas, onde fica a linda árvore de Natal. Todos os anos, a Grand-Place hospeda o chamado Ommegang, uma procissão luxuosa que acontece em trajes históricos e revive a época do nascimento da Grand-Place. É uma homenagem criada em 1549, durante a vinda de Carlos V para Bruxelas, para apresentar seu filho, o futuro Philippe II. A praça é palco de diversos eventos, comemorações e concertos durante todo o ano.
MOEDA OFICIAL DA BÉLGICA – A moeda oficial da Bélgica é o euro e apesar de os idiomas oficiais serem o francês e o flamengo, quem fala apenas inglês não terá dificuldade alguma na cidade, bastante acostumada a receber turistas do mundo todo. Depois de ler este guia, explore o nosso guia de Bruges, a cidade medieval apaixonante que fica a mais ou menos uma hora de trem de Bruxelas. Simplesmente perfeita para passar um ou alguns dias
LÍNGUA FALADA NA BÉLGICA – Como na Bélgica se fala francês e holandês, o nome da praça pode ser encontrada com dois nomes diferentes. Na realidade, os dois nomes são um só, só que em línguas diferentes. Em francês ela se chama Grand-Place e em holandês Grote Markt. Entretanto, em ambas as línguas, significa Grande Praça.
CERVEJAS E DOCES – Para quem é amante de cervejas, porque não fazer uma degustação de cervejas? Assim como, quem preferir doces, que tal um workshop para aprender a fazer o seu próprio chocolate? Afinal é uma ótima oportunidade para levar de lembrança para alguém especial e dizer: “Olha só, fui até a Bélgica fazer este chocolate pra você

Manneken pis e o Zinneke pis – É um dos programas a serem feitos na cidade. Os trabalhos artísticos expostos nas fachadas de prédios, esculturas, como o Manneken pis e o Zinneke pis, esculturas de bronze que representam a tradição de monumentos que fazem xixi. O Manneken Pis é um menino urinando (a estátua original fica no Museu da Cidade de Bruxelas desde 1965, com uma cópia na fonte). O Zinneke Pis é um cachorro (um vira-lata) que também está urinando contra um poste. É uma adição criado em 1998, e serve como um “parceiro” para o Manneken Pis e sua contraparte feminina, a Jeanneke Pis.

Grand Place ou Grote Markt – Andar pelas ruas dessa cidade fundada em 979 desperta no visitante uma série de sensações, entre elas o deslumbramento diante de pontos turísticos como a Grand Place, ou Grote Markt, a ampla praça em estilo arquitetônico do século XVII, em dois idiomas diferentes pois, em Bruxelas, predominam tanto o francês quanto o flamengo — nome dado à língua neerlandesa falada na Bélgica. A Grand Place de Bruxelas é daqueles lugares que o turista chega e não sabe nem para onde olhar primeiro, de tanta beleza reunida. Seus belos prédios enfeitam a cidade e transformam esta praça num lugar único. São 39 construções, todas elas numeradas de 1 a 39 e, que além dos números contam também com nomes. Enquanto se anda pela praça e olha para o número dos prédios, vai ver ali nomes como “rosa”, “estrela”, “cisne”, “pombo”, “cornucópia”, “moinho de vento”, “mercador de ouro”, entre vários outros.

O TAPETE DE FLORES DE BRUXELAS: PARA SE VER PELO MENOS UMA VEZ NA VIDA! – É no Grand Place, ou Grote Markt que acontece a cada dois anos o famoso Tapete de Flores de Bruxelas. A cada dois anos, nos anos pares, a praça fica completamente florida. Surpreendentemente, um gigantesco tapete de flores toma conta da praça, a embelezando ainda mais. São quase um milhão de begônias belgas cobrindo quase 2.000 m² do chão.
Gilded Plaque – Esta enigmática escultura em bronze do herói Everard’t Serclaes retrata este patriota que liberou a cidade do Conde de Flandres no século XIV. Há várias lendas populares dizendo que quem passar a mão em algumas partes desta escultura (que parece um Jesus Cristo) poderá te dar sorte de alguma form: Se tocar o braço da estátua assegurará sua volta à Bruxelas; 2) Se acariciar a cabeça do cachorro e a cara do anjo, atrai dinheiro; 3) e por fim, se acariciar o herói da cabeça aos pés conseguirá casar.Pelo sim, pelo não, encare a fila de pessoas para passar a mão no monumento e tente sua sorte também.
Parque do Cinquentenário (Parc du Cinquantenaire) – O Parque do Cinquentenário fica localizado a pouco menos de 3km da Grand Place. Ele é um conjunto de diversos jardins e monumentos espalhados por todos seus 300m², sendo a estrela principal o Arco do Triunfo, construído em 1880 em comemoração do 50º ano da independência do país. Além dos jardins, você também pode visitar 3 museus: o Art & History Museum, o Autoworld e o Royal Military Museum. Com exceção do Autoworld, os outros museus não possuem bilheteria online, sendo obrigatória a compra presencial.

Basílica de Koekelberg – Considerada a quinta maior igreja do mundo, esta gigantesca basílica se encontra a poucos minutos da Grand Place. Devido ao seu tamanho, ela é sede para diversos eventos, além além de abrigar dois museus, o Black Sisters Museum e o Modern Religious Art Museum. Mas o que mais chama atenção mesmo é o Panorama. Aos 52,80m de altura, no topo da Basílica, encontra-se uma galeria externa de onde é possível observar toda Bruxelas.
Catedral de St. Michel e St. Gudula – A somente 600m de distância da Grand Place fica esta linda catedral dedicada aos padroeiros de Bruxelas: São Michel e São Gudula.
Além de toda a beleza da arquitetura, em seu interior você pode encontrar um impressionante órgão com mais de 4000 tubos e 4 teclados! Haja dedo pra tocar tudo isso!

Museu de La Ville de Brunelles (Maison Du Roi – Museu da Cidade de Bruxelas) – A Casa do Rei abriga desde 1887 o Museu da Cidade de Bruxelas. Este é um museu dedicado a todos os aspectos da história da cidade e conta com uma ampla coleção. O museu tem uma valiosa coleção de pinturas, esculturas, tapeçarias, prataria e até mesmo porcelana. O museu apresenta as roupinhas usadas pelo famoso Manneken-Pis. Certamente, esta é uma das mais ricas coleções de trajes, conta com cerca de 760 figurinos, com modelos feitos a partir do século XVIII até os dias atuais.
Muuseu Atomium – Além de ser um dos marcos do país, o Atomium é um museu com formato único e uma obra de arte por si só. A princípio, ele parece ser somente uma estrutura metálica em forma de átomo, mas na verdade, em cada uma de suas esferas, há um pedaço de sua própria história! O Atomium é um marco internacional do país, sendo palco para diversos eventos como o Fireworks of Laeken.






