Cartão Metrobus viabiliza a meia passagem no Eixo Anhanguera
O Cartão Metrobus viabiliza a meia passagem no Eixo Anhanguera a todos os usuários que se cadastrarem no sistema. Cabe ao solicitante selecionar quantas passagens deseja receber mensalmente, optando entre 60, 90 e 120 viagens.
O Programa não é restrito a ninguém. Caso o usuário seja assistido por outro sistema de benefícios relacionados ao transporte coletivo, deve optar qual utilizar, já que todos trazem algum tipo de benefício. O Governo de Goiás não proíbe ninguém de realizar o cadastro. Por isso, não há qualquer tipo de restrição.
A média mensal paga hoje pelo Estado à Metrobus, relativa ao custeio do subsídio do Eixo Anhanguera, corresponde a R$ 4.700.000,00. Se este valor for dividido pelo custo da meia, R$ 1,85, é possível perceber que isso significa, aproximadamente, R$ 2.540.000 viagens mensais pagas no Eixo Anhanguera.
Portanto, se for levada em conta uma média de 24 dias úteis, tendo em vista a redução natural do uso nos finais de semana, o sistema de subsídio custeia por volta de 105 mil passagens por dia. Este número é a divisão da média de meias passagens mensais paga pelo Estado pela média de dias úteis no mês.
Se um usuário realizar ao menos duas viagens por dia, alguns usam até quatro viagens, é possível chegar hoje a uma média efetiva real de 52.500 usuários. Este número de usuários tem como base a quantidade de meia passagem paga diariamente pelo Estado dividido por duas viagens. Se fosse dividido por quatro, número de passagens disponíveis pelo Cartão Metrobus, o número seria ainda menor: pouco mais de 26 mil.
Logo, a previsão de 80 mil cadastrados no Cartão Metrobus é acima da média de beneficiários pagos hoje pelo Estado, garantindo a ampliação do público assistido pelo benefício da meia passagem.
A estimativa de 200 mil a 300 mil passageiros/dia inclui todos os usuários que transitam no Eixo Anhanguera, entre eles os que possuem cartões de Passe Livre (gratuidades), meia tarifa para estudantes, Passe Livre Estudantil e usuários que entram nos terminais através das linhas alimentadoras que trafegam de forma integrada e, por isso, pagam sua passagem fora do Eixo, não utilizando hoje o subsídio da meia passagem. Por isso, a base de cálculo não pode ser o número cheio de usuários, mas sim o número que hoje já usa o benefício e que atualmente recebe a meia passagem do Estado.
O Cartão Metrobus é um benefício sem restrição de classes. Assim, a expectativa é que dada a regulamentação e diminuição de fraudes/duplicidades, o Cartão Metrobus traga para o sistema pessoas que usam o Eixo Anhanguera eventualmente (e não pagam meia passagem) e aqueles que pagam valores diferenciados a atravessadores.