EconomiaNotícias

Adeus ano velho! Por que promover educação financeira perto das festas de fim de ano e como organizar as finanças?

Natália Alonso, gestora de projetos educacionais da BEĨ Educação, analisa o cenário financeiro do brasileiro e ressalta a promoção de educação financas

2022 está chegando ao fim e, com ele, se iniciam os preparativos para as festas de encerramento do ano. Essa época, que costuma ser movimentada para a vida financeira, pede por cuidado na hora de aproveitar todos esses eventos sem comprometer o bolso e as finanças em 2023, principalmente na reta final de um ano marcado pela inflação e juros em alta.

Para Natália Alonso, gestora de projetos educacionais da BEĨ Educação, “não adianta chegar no fim do ano e querer consertar todas as despesas. Os problemas só vão ser resolvidos com planejamento financeiro. Agora, o importante é criar consciência, elencar prioridades e avaliar as despesas. É preciso ter equilíbrio e não se deixar levar por qualquer coisa que não seja necessária, isso pode gerar ainda mais dívidas.”

O período também pode ser usado para promover educação financeira a crianças e jovens. Uma opção é aproximar os filhos do gerenciamento dos gastos, o que os ajuda a olhar o dinheiro de uma forma mais cuidadosa, sabendo dar valor. “Aplicar a matemática em um contexto real como os gastos de fim de ano, traz significado aos mais jovens. Isso se conecta a realidade deles, que acabam se engajando”, completa a gestora.

Sobre a BEĨ Educação: A BEĨ Educação desenvolve projetos educacionais com foco em experiências transformadoras que trabalham a cidadania, a identidade, as potencialidades, os conhecimentos, os valores e os sonhos dos estudantes. Com o propósito de educar para uma cidadania mais engajada e humanizada, ela busca criar um novo tipo de educação, mais relevante e atraente, para esta e as próximas gerações de estudantes e educadores. A BEĨ Educação é um desdobramento da BEĨ Editora, que há 30 anos vem construindo um catálogo de livros sobre arte, design, arquitetura, urbanismo, fotografia, economia e gastronomia, bem como organizando exposições e ações culturais relacionadas ao exercício da cidadania e à promoção da cultura brasileira. A empresa conta hoje com três frentes de atuação: introdução à educação financeira; vida urbana e noções de cidadania; arte, história e cultura indígena.

Mira Comunicação

 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!