Economia

Deputado quer possibilitar que servidores públicos complementem a renda

Um Projeto de Lei Complementar (PLP), de autoria do deputado federal Professor Reginaldo Veras (PV-DF), quer permitir o exercício de atividades de microempreendedor individual (MEI) ou de sociedade limitada unipessoal (SLU) a servidores públicos – paralelamente às jornadas de trabalho.

Segundo o deputado, “o PLP 47/2023 não foi criado para que esses profissionais gerenciem empresas, mas sim complementem suas cargas horárias com atividades profissionais intelectuais, a exemplo dos professores e profissionais de saúde pública, com profissão regulamentada em lei”, frisa Veras. A ideia é que um professor consiga dar aula na Secretaria de Educação e em um cursinho particular, caso haja compatibilidade de horários.

A advogada e professora de Processo Legislativo Denise Vargas explica que, atualmente, um docente que ocupa cargo efetivo e que deseje completar sua renda lecionando para alunos particulares, por exemplo, teria a sua inscrição como SLU ou MEI negada.

Ela explica que uma atividade como essa não caracteriza empreendedorismo, além de ser esporádica e complementar: “A constituição de pessoa jurídica para objetivos específicos, desconectados da atividade de empresa em sentido estrito e sem a caracterização de atos de administração ou gerência não deve ser impeditivo para a inscrição do servidor público como MEI ou SLU”, garante Denise.

O projeto, que está em tramitação na Câmara dos Deputados, é uma demanda dos servidores públicos, sobretudo, da área educacional.

Assessoria de Comunicação/PV Nacional

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!