DestaquesPolítica

Caiado e Tarcísio alinharam críticas em conversa prévia sobre PEC da Segurança antes de reunião com Lula

Governador de Goiás defende autonomia dos estados para políticas de segurança

Os governadores Ronaldo Caiado (União-GO) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se adiantaram na articulação contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança, apresentada pelo governo federal. Ambos conversaram por telefone antes de se reunirem com o presidente Lula, mostrando descontentamento com o curto prazo para avaliar o texto da PEC e com os aspectos que consideram interferência federal nas políticas de segurança pública estaduais.

O principal ponto de discórdia é a obrigatoriedade do uso de câmeras corporais nas fardas dos policiais, uma medida que, segundo Caiado e Tarcísio, deve ser uma decisão dos estados, não da União. Na reunião, Caiado defendeu sua postura de maneira enfática, citando a queda nos índices de criminalidade em Goiás como exemplo de uma política estadual bem-sucedida sem a necessidade de imposições federais. Ele argumentou que medidas rígidas nos presídios foram fundamentais para reduzir drasticamente os índices de roubo de veículos no estado.

Lula, por sua vez, respondeu em tom irônico, elogiando Goiás como um “exemplo único” de estado sem problemas de segurança e sugerindo que outros governadores poderiam aprender com as práticas adotadas por Caiado. A troca de farpas no encontro evidencia a crescente tensão entre governadores de perfil conservador e o Planalto, especialmente quando o tema envolve segurança pública – um assunto central na agenda de Caiado, potencial candidato para a eleição presidencial de 2026.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!