Musculatura : O nome do senador Vanderlan Cardoso ganha nova musculatura para a disputa ao Paço Municipal de Goiânia.
Inclusive com o apoio da base do governador Ronaldo Caiado. Com a negativa de Ana Paula Rezende, e com o estacionamento da pré-candidatura de Bruno Peixoto, Vanderlan corre nas articulações.
Trapalhadas
O problema é que Vanderlan, pelo seu histórico de trapalhadas partidárias, não parece ser confiável no momento. Resta esperar os novos desdobramentos.
Pela ONU
Se deixar a presidência da República, Lula tem uma disputa interessante pela frente: a da secretaria-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Aliás, um dos organismos criticados por Lula no momento, particularmente, seu Conselho de Segurança.
Mal concluiu
O STF começa a discutir a descriminalização do aborto ainda esta semana. Na Casa, inconclusa, a votação sobre a descriminalização do porte da maconha. A verdade é que o STF não suporta duas polêmicas, desse nível, num momento só.
Lado ruim
A verdade é que afora os grandes escândalos, Jair Bolsonaro deu um sossego na mídia. Pouco se ouve falar dele. Quando não é notícia de corrupção, é notícia de saúde, de hospital.
Pressionado
Ingenuidade pensar que o Banco Central baixou em R$ 0,50 a taxa de juros porque quis. Baixou porque foi pressionado. Campos Neto, presidente do Bacen, indicado por Bolsonaro, joga contra o governo de Lula, que, aliás, pouco faz para recuperar a economia tupiniquim.
Caiu atirando
Ricardo Fortunato saiu da Prefeitura de Goiânia atirando. Resolveu jogar os podres para todos os lados. Falou em falta de transparência na gestão de Rogério Cruz, criticou um colega, José Firmino, por concentrar e monopolizar poder na gestão do prefeito e disse que faltam recursos para dar andamento aos projetos iniciados. O primeiro e único até agora a criticar abertamente a administração do prefeito Cruz.
Medicina
Uma crítica que merece uma boa reflexão. As universidades brasileiras formam bons técnicos, mas poucos médicos. A frase vem do médico global Drauzio Varela, que não está todo errado. A verdade é que no Brasil se dá muita importância para o curso de Medicina e se esquece dos outros, como se Medicina fosse o único curso importante no mundo.
Preservado
O único protagonista da Operação Lava Jato, que até agora saiu incólume às críticas contra a operação foi o ministro Joaquim Barbosa, que ‘sumiu do mapa’. Joaquim Barbosa funcionou como um algoz do então denunciado e réu, na operação, o hoje presidente Lula 3, que fez com que o STF reavaliasse toda a Operação Lava Jato.
Nem metrô é
O BRT em Goiânia pode ser chamado de a Obra do Século. Ou seja, com um pouquinho de exagero, quase um século para ser construída. Aliás, no governo de Henrique Santillo, há quase 50 anos, se discutia para Goiânia a construção de um metrô. Hoje, um insignificante BRT ainda patina na administração de Goiãnia.
Vantagem
A base bolsonarista sumiu do noticiário político. Pouco se fala de Gustavo Gayer, Major Victor Hugo, Wilder Morais e de outras lideranças que ajudaram a eleger Bolsonaro em Goiás. Destes, um deverá ser candidato à Prefeitura de Goiânia. Não se sabe ainda quem. Mas Gayer leva uma leve vantagem.
O caminho
Com o PSDB jogando todas as fichas em Matheus Ribeiro, não resta outra saída à vereadora Aava Santiago, a não ser deixar a legenda. Preterida por um novato sem mandato e sem qualquer experiência política ou legislativa não é um bom exemplo.
Mundo digital
O Brasil caminha para em 2024 começar a operar com o Real Digital. Já os Estados Unidos começam a travar judicialmente processos contra o Dólar Digital. O Federal Reserve, que funciona lá como o Banco Central brasileiro, já tem o projeto em andamento e já sofre pressões contra o virtualismo da moeda.
Construção
Em Santos, São Paulo, mais de 300 prédios, boa parte perto da orla marítima, tem algum tipo de problema em sua estrutura. A maioria, de inclinação. A prefeitura local jura que não há chance alguma de queda desses prédios, mas o povo tem medo.