“André Mendonça está preparado para o cargo e a Justiça brasileira ganha com a sua presença no STF”, diz Vanderlan
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (1º), por 47 votos a 32, o nome do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União, André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que desde a indicação feita pelo presidente Jair Bolsonaro, há quatro meses, defendia o nome do ex-ministro ao cargo, comemorou a aprovação em Plenário.
“Não é segredo para ninguém que trabalhei muito para que fosse marcada a sabatina do ministro André Mendonça. Primeiro porque é uma questão de obediência à nossa Constituição Federal e segundo porque acredito em sua competência e lisura para ocupar este cargo. Estou muito feliz com esse resultado e não tenho dúvida que a justiça brasileira ganha muito com a sua presença no STF”, disse o senador.
Ainda nesta quarta-feira, após oito horas de sabatina, Mendonça foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por 18 votos a 9. Mendonça firmou “comprometimentos” com o Estado Democrático de Direito, Estado laico e com a igualdade jurídica “entre todas as partes”. “Na vida, a Bíblia; no Supremo, a Constituição”, declarou.
O próximo passo para a entrada de Mendonça no STF é a publicação da decisão no Diário Oficial da União (DOU), em um decreto assinado pelo chefe do Executivo.